Qualificação intermediária e diploma são diferenciais no itinerário de Formação Técnica e Profissional - Técnico em Informática
- Categoria: Educação Básica
- Data: 28/10/2022 17:00
A formação técnica traz a vantagem do diploma para o aluno já na conclusão do curso e o Instituto Ivoti oferece as opções de Curso Técnico em Informática e em Design Gráfico, ambos integram os itinerários formativos na proposta de Novo Ensino Médio da instituição. Segundo a coordenadora dos cursos, Dirce Schöninger, uma das novidades para 2022 foi a organização curricular de forma que a cada ano o estudante consiga qualificação profissional intermediária e, ao final, receba seu diploma.
Atualmente as aulas ocorrem no turno da tarde, com as disciplinas da formação geral básica ocorrendo na parte da manhã e complementando de forma integral os estudos do Ensino Médio com o itinerário da Formação Técnica e Profissional. Havendo vagas, abre-se a possibilidade de cursar apenas o técnico na instituição concomitante com o Ensino Médio regular em outra escola.
Formação Técnica e Profissional - Técnico em Informática
Professor do Curso Técnico em Informática, Fabian Viégas, destaca a construção do conhecimento baseado em experiências e motivados pela construção de conhecimento de forma colaborativa. “Estas possibilidades sempre existiram, mas agora a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz isso muito claramente. A BNCC trouxe para o cenário da educação a possibilidade de uma formação mais plena da pessoa, integrando-a com um ensino profissionalizante. Agora, o estudante pode optar por algum itinerário que possibilite ampliar suas potencialidades como ser humano e como agente de transformação da sociedade”, afirmou.
Fabian também destacou algumas disciplinas nesse novo currículo, entre elas letramento digital, empreendedorismo e projeto de vida. “O letramento digital dá condições de não só aprender que existe a tecnologia, mas como pode ser utilizada para realizar várias coisas, ampliando o portfólio de possibilidades de aplicações e usos. O empreendedorismo, como o próprio nome já diz, traz a questão de entender um pouco o que é ser empreendedor, como montar um negócio, dando a oportunidade do jovem de hoje ser o empresário de amanhã, gerando emprego e renda para as pessoas através de competências que estão sendo construídas. Não há progresso sem empreender, sem construir, sem gerar possibilidades de evolução social, financeira e tecnológica da sociedade. E, por último, mas não menos importante, o Projeto de Vida ajuda a este estudante em formação, a fazer escolhas, a pensar nas escolhas que faz e o impacto disso na sua vida e na das pessoas que o rodeiam, pois vivemos em sociedade”, disse.
Diferenciais do curso
Dentro do itinerário formativo Técnico em Informática, as disciplinas de segundo e terceiro ano trazem um novo roteiro atualizado das tecnologias e do que o mercado está necessitando neste momento, tais como UX Design, ferramentas de desenvolvimento, novas linguagens de programação, responsividade nas aplicações web, análise de dados, desenvolvimento mobile, entre outras questões que hoje são extremamente importantes para as empresas e usuários.
“Daremos condições plenas para que os alunos possam desenvolver aplicações com mais acurácia, dentro de uma formação focada na excelência, com um time de professores extremamente qualificados e que atuam no mercado dentro de suas áreas de atuação, trazendo questões atuais e relevantes, promovendo uma educação comprometida com o resultado e entregando à sociedade mais do que cidadãos, profissionais capazes de resolver problemas dos mais simples aos mais complexos dentro das empresas”, destacou Fabian.
O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC ) está aquecido, mas faltam profissionais qualificados. Segundo Luis Filipe Santos, da Jovem Pan News, o “Brasil precisará de 797 mil profissionais da área até 2025, mas forma apenas 53 mil por ano”. Para Fabian, estes dados dão a real importância e grandiosidade que é o mercado de tecnologia atualmente e futuro. Quanto antes o aluno fizer sua opção pelo itinerário Técnico em Informática, menos tempo ele perde na sua formação.
Escolhas dos estudantes
Guilherme Gemelli e Emilly Henzel Maciel escolheram não só o Curso Técnico em Informática, mas o Instituto Ivoti para realizar sua formação no Ensino Médio. “Sempre me interessei por essa área e meus professores do 9º ano, em Dois Irmãos, me recomendaram o Instituto Ivoti. Sei que vou aprender bastante aqui e penso em trabalhar com programação”, afirmou Emilly. Para Guilherme a escolha se voltava para o itinerário de Raciocínio Humano e Sustentabilidade por ser da área das exatas: “Sempre me interessei por tecnologia e em entender como essas coisas funcionam, quando soube do curso Técnico em Informática, foi fácil decidir. Estou gostando do curso e, até o momento, sinto que fiz a escolha certa”, concluiu.
Confira aqui as notícias sobre o novo Ensino Médio do Instituto Ivoti e seus itinerários: