Itinerário de Formação Docente reforça identidade do Instituto Ivoti na formação de professores
- Categoria: Educação Básica
- Data: 29/09/2022 13:00
O itinerário de Formação Docente em Nível Médio (Curso Normal) sustenta a identidade da Instituição que nasceu para formar professores. Ao longo dos anos, o curso foi adquirindo novas estruturas, mas prezando sempre pela excelência na qualidade do ensino no que diz respeito à formação docente. Atualmente, com o novo formato do Ensino Médio, o curso passa a ter vivências práticas desde o 1º ano, o que se amplia também para o 2º e o 3º ano. Neste processo, inclui-se dois pré-estágios e o estágio de seis meses no quarto ano. Por se tratar de um curso profissionalizante, além de o estudante concluir o Ensino Médio, ao final do estágio em docência, se aprovado, receberá também o diploma de professor.
A coordenadora do itinerário de Formação Docente em Nível Médio, professora Jaqueline Brum esclareceu algumas mudanças estruturais realizadas no itinerário. “A formação geral básica é a mesma dos demais itinerários, o que torna o curso atrativo para estudantes que pensam também em receber uma boa base para preparação em vestibulares e concursos. Outro atrativo são as vivências práticas já no 1º ano com o formato de residência escolar”, ressaltou Jaqueline.
As professoras Débora Bender e Ane Schmoekel destacaram alguns componentes curriculares, como Corporeidade, Prática Vocal, Projeto de Vida e Psicologia do Desenvolvimento Humano.
No componente Corporeidade, os estudantes percebem-se como sujeito ativo, consciente, participativo e crítico em relação ao seu corpo e do outro. Em Prática Vocal, os alunos apropriam-se de cuidados diários para manter a saúde da voz, além de aplicar técnicas para ter uma maior eficiência vocal com menor esforço, tanto para o canto quanto para a fala. Em Projeto de Vida, os alunos são provocados a refletir sobre a escolha pela docência e construção da identidade profissional, aprendendo a relacionar-se com o outro em diferentes situações e espaços. Já no componente Psicologia do Desenvolvimento Humano promove o conhecimento de si e do outro, desenvolvendo, igualmente, a capacidade crítica e reflexiva e a construção da identidade profissional, reconhecendo-se como agente de transformação social.
Lohren Sieg Barbosa e Lucas de Vargas de Oliveira, estudantes do 1º ano, falaram um pouco sobre a escolha pelo itinerário de Formação Docente. Lohren sempre teve muito contato com crianças e cuidava das primas menores. “Eu gosto de ensinar e esse curso abre muitas portas. Já saímos com uma formação e preparados para o mercado de trabalho. Até agora, vem atendendo muito minhas expectativas e percebo que os professores realmente se preocupam com os alunos e querem que a gente entenda o que é ensinado e não apenas decore”, destacou. Lucas também traz uma vivência de brincadeiras com os primos em que sempre era o professor: "brincávamos de sala de aula e fui me identificando com esse papel. Minha expectativa para estudar no Instituto Ivoti estava alta, pois duas pessoas que conheço vieram para cá e falavam muito bem. Hoje já posso dizer que minhas expectativas foram superadas e tenho outro olhar sobre dar aulas”, disse.
No 2º e 3º ano, os componentes curriculares voltam-se, de forma mais enfática, para a investigação de processos cognitivos, de fundamentos pedagógicos e de metodologias de ensino, que visam à aprendizagem significativa, a qual consiste no desenvolvimento de habilidades, competências e valores por parte das crianças. Nesse período, também ocorre o pré-estágio supervisionado, momento em que os estudantes têm suas primeiras experiências profissionais.
Nas próximas semanas, serão apresentados mais detalhes do itinerário de Formação Técnica e Profissional. Confira aqui a notícia sobre o novo Ensino Médio do Instituto Ivoti já divulgada em nosso site, aqui sobre o itinerário de Raciocínio Humano e Sustentabilidade e aqui sobre o itinerário de Comunicação e Humanidades.