O protagonismo define os estudantes que optam pelo itinerário de Comunicação e Humanidades

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 08/09/2022 15:30
O protagonismo define os estudantes que optam pelo itinerário de Comunicação e Humanidades

Na linha de humanas, o itinerário de Comunicação e Humanidades apresenta para os estudantes um caminho voltado para o protagonismo e compreensão de mundo. “O itinerário de Comunicação e Humanidades tem por finalidade instrumentalizar nossos alunos para que possam vir a  interpretar e modificar a realidade que os cerca. Trabalhamos com a perspectiva de estarmos formando pessoas que mudarão o mundo, ampliando horizontes e abrindo janelas para o futuro”, destacou o professor de Projeto de Vida, Paulo Spolier.

Segundo ele, a linguagem é o instrumento para entendermos o mundo e para o mundo nos entender. “Esse é um caminho de duas vias, sempre! Se há só uma via nesse processo, algo não está correto. Quando compreendemos o mundo, conseguimos montar estratégias para modificar aquilo que entendemos estar errado, Compreender o mundo é ler, interpretar e (re)significar continuamente os processos que nos estruturam como indivíduos e sociedade. Criatividade, comunicação, empatia, autonomia e protagonismo são diretrizes imprescindíveis para que possamos formar cidadãos críticos e atuantes, que irão liderar as mudanças tão necessárias que a humanidade anseia”, afirmou Paulo.

Estudante do 1º ano do Novo Ensino Médio, Ana Beatriz Benk de Souza (M1C), explicou sua escolha por esse itinerário: “Apesar de pensar em fazer medicina ou até engenharia, não me identifico muito com as disciplinas de exatas. Esse foi um ponto importante na minha decisão sobre esse itinerário. Os itinerários são para aprofundar nosso conhecimento para o futuro e nada mais coerente do que fazermos o que gostamos. Assim, me identifiquei muito com as disciplinas desse itinerário principalmente de Língua e Cultura e de Aventura articulada”, disse.

Para Julia Marques Pasqualotto (M1A), a escolha do itinerário foi pensando em uma carreira na área da música. “Sempre gostei da área de humanas, então essa foi uma escolha natural para mim. Penso em fazer música ou algo nessa área mais artística. Esse itinerário nos estimula a entender o ser humano e suas formas de agir, além de estourar a bolha em que vivemos e perceber o quanto somos privilegiados e o que podemos fazer para não cometer os mesmos erros do passado”, destacou Júlia.

Na próxima semana, serão apresentados mais detalhes do itinerário de Comunicação e Humanidades. Confira aqui a notícia sobre o novo Ensino Médio do Instituto Ivoti já divulgada em nosso site e aqui sobre o itinerário de Raciocínio Humano e Sustentabilidade.

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.