Sobre o Curso
Modalidade
Presencial com 40% da carga horária online síncrona
Local das aulas
Colégio Sinodal Prado
Av. Rambla del Prado, 660 - Prado Bairro Cidade, Gravataí - RS, 94195-340
Dias e horários das aulas
a) sexta de noite - das 19h às 22h30min
b) sábado de manhã - das 8h às 12h
Dois encontros mensais (em média)
Público de interesse
O curso de Pós-Graduação em "Educação Infantil e Anos Iniciais: Competências para a Docência" é voltado para educadores e educadoras do Colégio Sinodal, bem como para o público em geral interessado em aprimorar suas habilidades na área. Destina-se a profissionais graduados em Pedagogia, licenciados em diversas áreas do conhecimento e demais interessados que desejam aprofundar-se nos processos de ensino e aprendizagem voltados à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental. O curso também é indicado para professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação que buscam especializar-se e atualizar-se nas práticas pedagógicas contemporâneas, visando uma atuação qualificada e eficaz no ambiente escolar.
Objetivos do curso
- Desenvolver habilidades que permitam aos educadores implementar metodologias ativas e criativas em sala de aula, estimulando o engajamento e a participação dos estudantes.
- Capacitar os docentes a adaptar e diferenciar o ensino para atender às diversas necessidades de aprendizagem, garantindo um ambiente educacional equitativo.
- Fornecer ferramentas e técnicas para a avaliação das aprendizagens, utilizando rubricas e instrumentos que favoreçam o feedback contínuo e a reflexão sobre a prática docente.
- Estimular a atuação do professor como pesquisador, promovendo a reflexão crítica sobre sua prática pedagógica e a busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados no dia a dia escolar.
- Capacitar os educadores a planejar e implementar sequências didáticas que integrem diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa.
- Aumentar a competência dos educadores em oralidade e expressão, fortalecendo sua habilidade de comunicação assertiva e a capacidade de promover um ambiente de diálogo e colaboração entre estudantes.
Período de realização do curso:
Abril de 2025 a Maio de 2027 (4 semestres)