Sobre o Curso

Modalidade

Presencial com 40% da carga horária online

 

Local das aulas

Instituto Ivoti

Rua Júlio Hauser, 171

Sete de Setembro - Ivoti - RS

 

Dias e horários das aulas

a) sexta de noite - das 19h às 22h30, intervalo entre 20h30 até 20h50

b) sábado de manhã - das 8h às 12h, intervalo entre 09h50 até às 10h10

Dois encontros mensais (em média)


 

Público de interesse

Graduados não licenciados (bacharéis e tecnólogos), portadores de diplomas de curso superior formados em cursos relacionados à habilitação pretendida. Demais professores, integrantes de equipes pedagógicas e profissionais interessados em cursos da área de educação na docência profissional em nível médio. Professores de diferentes níveis de ensino e demais profissionais de todas as áreas de conhecimento que desejarem aprofundar-se nos processos de ensino e aprendizagem na docência profissional em nível médio.

 

Objetivos do curso

  • Habilitar bacharéis e tecnólogos para a docência na educação profissional em nível médio, mediante um consistente referencial teórico e práticas e engajamento profissional.

  • Qualificar docentes para a docência na educação profissional em nível médio.

  • Proporcionar a reflexão sobre as especificidades da educação profissional em nível médio, buscando o embasamento teórico e prático para o exercício da atividade docente.

  • Compreender os processos biopsicossociais do desenvolvimento do aluno, tendo como referências a neurociência e o aprendiz na pós-modernidade, o conhecimento abrangente da aprendizagem e as dimensões metodológicas para o ensino e aprendizagem.

  • Compreender a dimensão da interculturalidade, considerando a diversidade étnica, cultural, religiosa e educacional e a sua relação com a prática educativa.

  • Conhecer tecnologias e metodologias aplicadas à educação e ao ensino  na educação profissional em nível médio, visando ao aprimoramento didático.

  • Instrumentalizar os profissionais para a pesquisa no campo da educação profissional em nível médio.

 

 

Período de realização do curso:

Agosto de 2024 a agosto de 2026 (4 semestres)

 

OBS: Grupo com, no mínimo, 18 estudantes.

Matriz curricular de 360h

 

Módulo I - Compreender o diálogo entre a teoria e a prática - 120h

  • Inovação e criatividade: princípios da ação docente - 10h
  • O aprendiz da pós-modernidade: as culturas na adolescência - 10h
  • Neurociências: contribuição para a educação integral - 10h
  • Identidade e saberes docentes - 10h
  • Retórica e oratória na prática docente - 10h
  • Os princípios éticos na educação: entre a teoria e a prática - 10h
  • Pesquisa como prática da docência - 10h
  • A diversidade e as diferenças como princípios da educação inclusiva na prática - 10h
  • O desenvolvimento de habilidades socioemocionais - 10h
  • A cultura digital como aporte pedagógico - 10h
  • Práticas e Engajamento Profissional I - 20h

 

Módulo II - Formação docente e Planejamento educacional - 120h

  • Legislação em Educação Profissional - 10h
  • Professor/a como gestor/a da sala de aula - 10h
  • Resolução de problemas: projetos interdisciplinares - 10h
  • Ensino híbrido ou aulas combinadas? - 10h
  • Espaços de aprendizagem (Learning Spaces) - 10h
  • Projeto Vida: educação para o ser - 10h
  • Autocuidado docente - 10h
  • Planejamento da aprendizagem por competências e habilidades - 20h
  • Práticas e Engajamento Profissional II - 30h

 

Módulo III - Processos de ensino e aprendizagem na Educação Profissional - 120h

  • Metodologias de Ensino e Aprendizagem: estratégias didático-metodológicas para Educação Profissional - 20h
  • Relações interpessoais na escola e mediação de conflitos - 10h
  • Avaliação da aprendizagem por habilidades e competências - 20h
  • Práticas e Engajamento Profissional III - 70h

O corpo docente* é composto pelos seguintes profissionais:

  • Ângela Musskopf - Mestrado Profissional em Letras pela Feevale/NH e Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social
  • Augusto Teixeira Niche - Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCR
  • Bárbara Vier Mengue - Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialização em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional pelo Instituto Ivoti. Especialização em Gestão Escolar pela Sociedade Educacional Três de Maio. Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Débora Hoffmann - Graduada em Psicologia, Especialização em Saúde da Família, Especialização em Saúde Mental e Especialização em Gestão Escolar
  • Delci Heinle Klein - Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS). Graduada em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Psicopedagogia e Educação Matemática
  • Fernanda Antoniolo - Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGEC, pela Universidade Federal do Rio Grande (PRODOC- CAPES)
  • Jaqueline Bilhalva Maicá Brum - Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale. Mestrado em Psicologia pela Universidade Feevale
  • Jorge Augusto Feldens - Graduado em Letras: Habilitação em Língua Portuguesa e Alemã e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Kátia Andrade Biehl - Graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Augusto Fröhlich - Graduado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marguit Goldmeyer - Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008)
  • Raquel Dilly Konrath - Doutorado em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale/NH, Mestre em Teologia pela Faculdade EST (2008)
  • Sinara da Silva Emmel - Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005)
  • Vagner Felipe Lahude - Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Feevale. Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologias da Informação pela Universidade Luterana do Brasil. Mestrado Profissional em Educação pela UERGS

 

* Corpo Docente sujeito a alterações.

Inscrições até 12/08/2024

 

Taxa de inscrição:

R$ 50,00

 

Início das aulas:

16/08/2024

 

Duração:

4 semestres

 

Carga horária:

360h

 

Investimento:

24 parcelas fixas de R$ 415,00 para inscritos que já comprovam 400 horas de práticas pedagógicas na Educação Profissional Técnica.

24 parcelas fixas de R$ 530,00 para inscritos que não comprovam 400 horas de práticas pedagógicas na Educação Profissional Técnica.

 

Descontos:

15% Profissionais do Instituto Ivoti

10% Egressos da Graduação e Pós-graduação do Instituto Superior de Educação Ivoti

10% Profissionais da Rede Sinodal de Educação

Consulte descontos especiais para grupo de professores de uma mesma organização matriculados no mesmo curso

 

OBS: Os descontos não são cumulativos, tendo validade o maior

 

Local das aulas:

Instituto Ivoti

Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200

Sete de Setembro - Ivoti - RS

 

Documentação necessária:

Cópia do diploma de graduação e do histórico de conclusão de curso de graduação, CPF, RG, Certidão de Nascimento/Casamento e Curriculum Vitae.

Obs.: atestado de comprovação de 400 horas de práticas pedagógicas emitido pela(s) Instituição(ões) de Ensino onde foram realizadas essas práticas. Esse documento é exigido exclusivamente para os inscritos que já têm essa experiência profissional.

 

O Instituto Superior de Educação Ivoti se reserva o direito de cancelar o curso, caso não atinja um número mínimo de candidatos.

 

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Infraestrutura

Campus

Com 60.000 metros quadrados de área total e 15.000 metros quadrados construídos, o campus do Instituto Ivoti contempla estrutura física que atende crianças a partir dos 4 meses até o Ensino Superior, com ampla área arborizada e espaços para convivência.

Biblioteca

A biblioteca existe desde 1909. Foi oficializada em 04/01/1954 e registrada com o nome de Biblioteca Machado de Assis no Instituto Nacional do Livro - MEC em 20/05/1976, procurando homenagear através do nome, um dos mais reconhecidos escritores brasileiros. A biblioteca, que possuí uma área total de 599,30 m2, está localizada no segundo piso do Prédio G do Instituto Ivoti, inaugurado em outubro de 2004.

Possui uma estrutura moderna, confortável e bem equipada, estando sempre disponível aos seus alunos, professores, funcionários, assim como para a comunidade externa. Comentários ou sugestões, escreva para biblioteca@institutoivoti.com.br.

Auditório

Reuniões com pais, palestras, aulas de teatro, ensaios de grupos, orquestras musicais e espetáculos diversos fazem parte da rotina do auditório do Instituto Ivoti. Com capacidade para 350 pessoas, este ambiente também recebe eventos do município de Ivoti e região.

Laboratório de Ciências

O Instituto Ivoti dispõe de um laboratório de Ciências da Natureza, que é uma sala especial para a realização de experiências e pesquisas científicas, onde os estudantes podem fazer o uso de materiais próprios e dos equipamentos existentes para os estudos de Biologia, Física e Química. 

O Laboratório de Ciências da Natureza, é um ambiente que permite o desenvolvimento de atividades teórico-práticas, que instiga os estudantes a:

  • Conhecer diferentes maneiras de obter informações, levantando, selecionando e confirmando hipóteses, através de experimentos e observações;

  • Desenvolver o espírito investigativo, conhecer e utilizar no cotidiano conhecimentos de Biologia, Física e Química;

  • Articular conhecimentos das Ciências da Natureza com o conhecimento de outras áreas do saber;

  • Trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de liderança focada em resultado concreto;

  • Avaliar situações-problema, através de metodologias científicas.

Laboratórios de Informática

O Instituto Ivoti conta com 3 laboratórios de informática que são utilizados por todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior. Além do sistema operacional Windows, os computadores possuem o sistema operacional Ubuntu para a familiarização com uma distribuição Linux.

O Instituto Ivoti também possui um laboratório móvel de Chromebooks, que permite o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula.

Acesse aqui o Regimento Interno dos Laboratórios de Informática.

Refeitório

O Instituto Ivoti oferece aos alunos, pais e comunidade escolar um refeitório nas dependências do campus.

A instituição preza por uma alimentação saudável e dá preferência sempre que possível por alimentos sem agrotóxicos, gordura hidrogenada, corantes e conservantes.

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