Pesquisa
A Faculdade Instituto Ivoti é reconhecida por sua excelência no ensino e dedicação ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que contribuem para o avanço do conhecimento e para a formação de professores altamente qualificados. Em 2024, a instituição deu mais um importante passo ao integrar o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, reafirmando seu compromisso com a ciência e a inovação.
Nossos projetos de pesquisa abrangem áreas de grande relevância acadêmica e social, sendo conduzidos por docentes e pesquisadores qualificados. Além disso, mantemos a revista Licencia&Acturas, avaliada com Qualis B1, que reflete nosso compromisso com a divulgação científica de qualidade.
Conheça os projetos de pesquisa em andamento:
Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Alemão: Flinkus no Brasil
Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Krause Kilian
Este projeto investiga as dinâmicas do ensino e da aprendizagem da língua alemã no contexto brasileiro, com enfoque nas ferramentas digitais e metodologias inovadoras.
Link do grupo no DGP/CNPq
Literaturas Brasileira e Alemã e a Ampliação da Consciência Ambiental: Propostas de Leitura para o Ensino Básico
Coordenador: Prof. Dr. Ernani Mügge
O projeto explora a relação entre a literatura e a consciência ambiental, propondo leituras que fomentem a reflexão crítica no ensino básico.
Link do grupo no DGP/CNPq
As Mulheres na Educação
Coordenadora: Profa. Ma. Jaqueline Bilhalva Maicá Brum
Este estudo examina o papel histórico e contemporâneo das mulheres na educação, promovendo uma reflexão sobre igualdade e representação.
Link do grupo no DGP/CNPq
Estratégias Avaliativas e a Interlocução com as Aprendizagens nos Anos Iniciais
Coordenadora: Profa. Dra. Katlen Böhm Grando
A pesquisa analisa as práticas avaliativas utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando estratégias que dialoguem com o desenvolvimento das aprendizagens.
Link do grupo no DGP/CNPq
Inteligência Aumentada para a Aprendizagem
Coordenadora: Profa. Dra. Marguit Carmem Goldmeyer
Focado na aplicação de tecnologias de inteligência artificial para potencializar processos de ensino e aprendizagem.
Link do grupo no DGP/CNPq
Importância da Ação Docente para o Desenvolvimento da Autonomia e Participação dos Bebês e Crianças Bem-Pequenas
Coordenadora: Profa. Dra. Raquel Dilly Konrath
Investiga o papel do docente na promoção da autonomia e participação ativa de bebês e crianças pequenas, com base em práticas educativas inovadoras.
Link do grupo no DGP/CNPq
Revista Licencia&Acturas – Compromisso com a Excelência Científica
A revista Licencia&Acturas, avaliada com Qualis B1, reflete o compromisso da Faculdade Instituto Ivoti com a produção e a divulgação científica de alta qualidade. Focada nas áreas de educação, linguística, literatura e práticas pedagógicas, a revista se estabelece como um espaço de reflexão, inovação e troca de conhecimentos entre pesquisadores, professores e estudantes.
Com artigos que promovem o avanço do saber acadêmico, Licencia&Acturas desempenha um papel fundamental na formação de professores e no fortalecimento da pesquisa científica. Seu impacto está alinhado à missão da Faculdade Instituto Ivoti de incentivar a produção intelectual e contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras.
Acesse e participe!
Explore a diversidade de artigos publicados, inspire-se nas discussões apresentadas e contribua para o avanço do conhecimento submetendo seu próprio trabalho. Acesse agora: Licencia&Acturas