Uma manhã de história, fantasia e interação para as séries iniciais
- Categoria: Educação Básica
- Data: 28/06/2017 00:00
Ivoti – A Emília, o Visconde de Sabugosa, a Narizinho, o Pedrinho, o Rabicó, a Cuca, a chapeuzinho vermelho, a Cinderela e a Branca de Neve encantaram as crianças do maternal até os primeiros anos do Ensino Fundamental. O tema retratado na manhã de terça-feira, 27, foi o Sítio do Pica-Pau Amarelo e o projeto faz parte do Seminário que os alunos do 2° ano do Curso Normal precisam elaborar.
Dia 13 de junho a apresentação foi para os colegas do 1° e 3° ano, mas a apresentação para os “pequenos” é especial, pois são eles que mostram efetivamente se as criações deram certo. Inspirados em Monteiro Lobato, os alunos iniciam contando uma história e, apesar de algumas carinhas assustadas e do medo do Lobo e da Cuca, as crianças ficaram atentas acompanhando o que acontecia no palco.
Depois, os alunos foram conduzidos para mundos paralelos onde vivenciaram práticas em diferentes linguagens. As atividades são lúdicas e sempre dentro da temática escolhida, assim, os campos de experiência vão desde uma cozinha, onde os ingredientes são massinha de modelar a espaços sensoriais onde cada letra tem referência a um personagem da história.
Os protagonistas deste ano foram a Emília (Nicole Weber) e o Visconde (João Klein), que passaram nas salas para convidas as turmas e avisar que a fantasia estava liberada. “Me parece que as crianças gostaram bastante e que os materiais que escolhemos são eficazes. Com as crianças precisamos m motivar e incentivar a participação, foi uma experiência diferente”, afirmou Nicole. Para João uma das coisas que chamou a atenção foi pensar em formas de crianças ainda não alfabetizadas participarem dos espaços da linguagem por exemplo. “A linguagem não é só escrita, pode ser através de desenhos e da fala. Foi importante vivenciar isso” disse.
Confira AQUI a galeria de imagens
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai