Turma se reúne com o prefeito e fala sobre parque de araucárias
- Categoria: Educação Básica
- Data: 21/12/2018 00:00
Ivoti – Desde junho a turma do 3º ano do Curso Normal e a professora Ailim Schwambach vem estudando a legislação que protege as Araucárias. Esse projeto possibilitou que os alunos plantassem dois pinhões e, ao longo do ano eles cresceram e o grupo escreveu um projeto para a implementação de um parque Ambiental de Araucárias em Ivoti.
Claro que só estando no papel o projeto não resolvia nada, assim, na quarta-feira, 12, um grupo de sete alunos, acompanhados pela professora, levaram o projeto até o prefeito, Martin Cesar Kalkmann. Eles falaram sobre a importância da árvore no ecossistema e da preocupação que têm com a espécie, visto estar em extinção.
Os alunos Thiana Machado, Julia Rodrigues, Évelin Arnecke, Eduarda Baumgarten Dhein, Samuel Schmitz, Júlia Ebert e João Vitor Klein, representaram a turma de 27 alunos e trouxeram algumas das mudas cultivadas.
Diante disso, o prefeito destacou a arborização de Ivoti. “Temos muitas praças e muitas áreas arborizadas, mas não temos um parque. Muitas vezes, só damos conta da importância, quando é tarde demais. É um projeto importante e único: é a primeira vez que alguém aponta para este tipo de árvore”, afirmou.
Árvore símbolo no Rio Grande do Sul, a araucária é considerada extremamente forte, porém, em extinção, segundo os alunos, a intenção é favorecer um espaço para garantir a preservação das vidas que ficariam no entorno deste parque. Uma lista de áreas públicas serão levantadas pelo prefeito e o trabalho será realizar uma avaliação conjunta da sua implantação.