Turma do 8º ano cria perfil no Instagram para divulgar poemas autorais
- Categoria: Educação Básica
- Data: 10/05/2022 11:00
Ivoti - Na disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes do 8º ano B foram desafiados a colocar em prática o que estudaram sobre Letra de Canção e Poema, o primeiro assunto do ano. Eles também criaram um perfil no Instagram (@ospoetasdo.8b), rede social, onde postam os poemas que escrevem.
Após compreenderem que música e poema sempre estiveram interligados, conhecerem cantores da Jovem Guarda, como Erasmo Carlos e Roberto Carlos, elaborarem um mapa mental sobre Carlos Drummond, estudaram sobre estrutura de poema, linguagem conotativa e denotativa e realizarem interpretações e análises.
A temática dos poemas aborda os elementos necessários para saber viver, pois uma das canções trabalhadas foi "É preciso saber viver", de Erasmo Carlos. “Em uma das aulas, os estudantes fizeram um brainstorming para definirem o nome do perfil, elencaram elementos que eles consideram necessários para saber viver, pois estamos passando por uma pandemia que causou muitas mortes. E a vida é preciosa e precisamos saber como aproveitá-la ao máximo”, destacou a professora Juliana Moro da Silva.
A partir disso, os estudantes se organizaram em duplas e trios para a escrita dos poemas. Um cronograma foi organizado e a cada aula uma dupla/trio apresenta a versão preliminar em um documento para a apreciação e sugestões dos colegas. “Esse é um momento muito significativo, pois os alunos têm a oportunidade de exercer a colaboração e auxiliar na produção dos colegas. E essa é uma das competências gerais que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prevê que seja trabalhada em sala de aula com os estudantes”, destacou a professora. Na semana seguinte, após as contribuições dos colegas, a dupla/trio apresenta a versão final publicada no instagram, juntamente com uma arte criada.
A proposta seguirá por mais algumas semanas e está permeando o estudo de outros assuntos e conteúdos. Esse é um aspecto importante para os estudantes percebam que o que eles estudam tem utilidade e que o que foi aprendido não se esgota ao iniciar um novo estudo. Cabe destacar que diferentes habilidades estão sendo desenvolvidas pelos estudantes, como: escrita em verso, colaboração, expressão oral e uso de tecnologias.