Suicídio: precisamos falar sobre isso!
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 26/09/2019 00:00
Direto ao assunto: para o sociólogo francês Émile Durkheim, existem três tipos de suicídio: o altruísta, o egoísta e o anômico. O suicídio altruísta ocorre sempre que a vida do sujeito vale pouco diante do todo, sempre que a coletividade se impõe como a coisa mais importante, de modo que se torna mais fácil abrir mão da própria existência em detrimento da coletividade. É o que ocorre em situações de guerra, que encorajam atos de grande abnegação e heroísmo.
O suicídio egoísta ocorre em contexto de ausência de vínculo ou em que o vínculo do sujeito com as outras pessoas é demasiadamente frágil, como se a vida estivesse presa apenas por um fio muito tênue, que facilmente pode ser rompido.
Já o suicídio anômico é característico de contextos sociais que o autor chama de disruptivos, nos quais o horizonte moral é pouco definido, provocando uma angústia e situação de tristeza. É algo que pode ocorrer em momentos de crises econômicas, políticas ou mesmo em situações familiares como as de divórcio ou viuvez, que podem desconfigurar os padrões de existência aos quais se estava acostumado.
Texto do livro Semente de Esperança