Ser Educação: um projeto que valoriza os profissionais da educação
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 23/10/2020 00:00
Ivoti - “Desde o início da pandemia os nossos professores se mobilizaram para assumir suas funções de forma completa para que os alunos não ficassem sem aulas. Aprenderam a gravar vídeos, usar plataformas para aulas on-line e desenvolveram inúmeras novas habilidades. Mas mesmo com os desgastes e os grandes desafios que surgiram, notamos que essas ações da educação não tinham a visibilidade e o reconhecimento merecido. Assim, conversando com colegas, começamos a pensar em ideias para valorizar o trabalho dos professores e aos poucos, em uma parceria com o Grupo Sinos, foi criado o Ser Educação”, recordou a Diretora do Ensino Superior do Instituto Ivoti e professora, Doris Gerber.
Doris relatou que a conversa mais impactante foi com o professor Thiago Safadi, coordenador dos cursos de História e Geografia do Instituto Ivoti. “Falamos sobre como os professores estão dando duro para manter o vínculo com os alunos e da importância disso nesse momento. Nossa primeira ideia era fazer um mosaico com depoimentos de professores, mas em diálogo com a diretoria do Grupo Sinos, essa ideia já foi ampliada e se transformou no belo projeto Ser Educação”, disse Doris.
A diretora Doris também reforçou que, com a suspensão das aulas presenciais, foi importante fazer com que os estudantes do Ensino Superior entendessem que não se tratava de ter aulas a distância (EAD), mas sim aulas remotas. “Estamos formando professores e a experiência dos nossos acadêmicos com a sua aprendizagem deve ser agradável e vamos conseguindo isso quando eles vivenciam bons exemplos junto aos seus professores. Ouvir os alunos no fim do primeiro semestre e perceber que alcançamos isso, foi muito gratificante. Sempre podemos melhorar, mas acredito que estamos no caminho certo”, afirmou.
Doris reforçou que o projeto Ser Educação é uma construção coletiva que busca dar espaço para a educação em um processo dinâmico com depoimentos, painéis de debate, colunas e matérias jornalísticas além de disponibilizar materiais digitais no site do projeto. “Estamos muito contentes com a parceria com o Grupo Sinos, que com sua equipe de profissionais da área da comunicação vêm conseguindo ampliar a ideia que foi gestada no Instituto Ivoti”, complementa a diretora Doris.