Semestre na Alemanha se aproxima do final para a acadêmica Mirella Bays
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 07/02/2023 10:00
As diferentes experiências vividas pela acadêmica do Curso de Letras Português e Alemão do Ensino Superior do Instituto Ivoti, Mirella Bays, na Alemanha, se dividem entre aprofundar seus conhecimentos com o idioma e viajar conhecendo diferentes cidades. Ela embarcou para o país no final de setembro e seu retorno está previsto para o dia 7 de março.
“No início estava com muito medo, pois foi a minha primeira viagem de avião e ainda sozinha. Mas deu tudo certo, conheci as outras meninas que vieram com o mesmo programa que eu e logo nos ajudamos e assim, foi mais fácil assimilar tudo. Nos tornamos grandes amigas. Por ser tímida e ser a minha primeira vez realizando uma viagem assim, pensei que logo pensaria em voltar. Porém, em nenhum momento me passou isso na cabeça. Portando, a viagem atingiu sim as minhas expectativas e acredito que foi até melhor do que eu havia imaginado”, destacou. Mirella viajou com uma bolsa de auxílio financeiro de 850 euros pela DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) e está tendo aulas na Friedrich-Schiller-Universität Jena.
Segundo ela, perceber o próprio progresso com o idioma é gratificante. “É uma experiência muito gostosa, estou tendo a oportunidade de colocar o alemão todos os dias em prática. Também estou muito feliz e com o coração apertado, pois logo estou indo embora. Gostei muito da Friedrich-Schiller-Universität Jena, aprendi muitas coisas lá, convivi com professores muito atenciosos, fiz amigos, pratiquei esportes e principalmente, conheci várias cidades. Realizei um sonho de infância que deixará muita saudade”, recordou. Até o momento a acadêmica conheceu algumas cidades de Thüringen, estado onde está morando, além de München, Berlin, Frankfurt, Leipzig, Nürnberg, Göttingen, Bremen, Heidelberg, Karlsruhe, Stuttgart, Potsdam, Würzburg e Dresden. Além da Alemanha, Mirella visitou também a Suíça e a Áustria
Além dela estão na Alemanha um grupo de 10 acadêmicos do IFPLA, que ficam durante dois meses, e mais três acadêmicos em um programa de um semestre, como MIrella, que são a Beatris Eckstein Weirich e o Henrique Milla, do Curso de Letras Português e Alemão (IFPLA) e a Brenda Rasch, do Curso de Letras Português e Inglês.