SAL E LUZ NA DOSE CERTA

  • Categoria: Mensagem da Pastoral
  • Data: 15/02/2023 07:10
SAL E LUZ NA DOSE CERTA

Ao consultarmos o dicionário identificamos, de forma breve, o sal como sendo cloreto de sódio, cristalino, de cor branca, usado na alimentação. Já, a luz, é a claridade proporcionada pela radiação eletromagnética visível aos nossos olhos. Jesus não tinha a intenção de falar dos conceitos físicos do sal e da luz, mas de usar estes elementos para comparar os seus efeitos à vida das pessoas. No sentido que Jesus usou, podemos dizer que o sal significa graça, vivacidade e luz significa brilho, fulgor.

A passagem que antecede a afirmação ‘Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo’ é o conhecido texto do ‘sermão da montanha’ (Mateus 5). Jesus fala aos discípulos junto a uma multidão de pessoas sobre as chamadas bem-aventuranças, ensinando sobre a verdadeira felicidade daqueles/as que creem. Somos chamados/as a sermos sal e luz do mundo colocando sinais da graça de Deus entre as pessoas para que todos possamos juntos/as brilhar e, desta forma, encontrar plena felicidade no reino que Jesus Cristo anunciou.

Não podemos esquecer que, tanto o sal quanto a luz necessitam ser usados com equilíbrio. A quantidade de sal pode deixar um alimento insosso ou salgado. A falta de luz pode fazer com que não enxerguemos o suficiente e o excesso pode ofuscar e até cegar. Por isso, a medida certa para cada situação é o melhor caminho para levarmos uma vida com qualidade, sem exageros, mas plena em nosso agir e servir.

P. Édson Márcio Reginaldo

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.