ROMPENDO PRECONCEITOS

  • Categoria: Mensagem da Pastoral
  • Data: 03/11/2020 00:00
ROMPENDO PRECONCEITOS

Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu vim para chamar os pecadores e não os bons.” (Marcos2.17)

Sentar junto à mesa é um dos atos básicos para iniciar e manter relações humanas. A comunhão de mesa pode ser entendida como comunhão de vida. Ali, à mesa, pessoas podem compartilhar comida, bebida, sonhos, alegrias e tristezas, perdão e fraternidade. A comensalidade cria responsabilidade e reciprocidade entre as pessoas. Jesus exercita a comunhão justamente com pessoas que, segundo as leis religiosas e sociais da época, feriam os princípios elementares e morais de uma sociedade considerada sadia. Jesus senta-se à mesa com pequenos agricultores endividados, coletores de impostos, doentes, portadores de deficiência e pessoas de má fama. Ao sentar-se com essas pessoas excluídas, Jesus rompe o círculo de marginalidade e as reintegra ao convívio diário. Ele não nega a condição pecadora das pessoas com quem partilha a mesa. Quanto mais pecadoras, mais elas precisam de Deus e de sua ajuda. Jesus acolhe, oferece proximidade fraterna, conciliadora e terapêutica.
A postura radical de Jesus muitas vezes nos incomoda porque ele vai ao encontro das pessoas frágeis e excluídas e se deixa encontrar nelas. Ele age com compaixão ao partilhar com essa
pessoas a mesa, a cura, o perdão. Ele rompe inclusive com nossos preconceitos e nos instiga a exercitar a misericórdia com as pessoas mais frágeis. Aceitemos esse desafio e tornemos nosso mundo mais humano e fraterno!

Castelo Forte 2020

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.