Projeto literário para compartilhar momentos e trocar livros
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 17/08/2017 00:00
Ivoti – A cada mês os participantes do projeto Te Fisguei tem encontro marcado com a literatura e no último sábado, 12, não foi diferente. O grupo se reuniu no Instituto Ivoti para conversar sobre livros e, assim como nos encontros anteriores, a pessoa que organiza o encontro também é a responsável pela doação de um livro.
Cada livro doado tem a dedicatória do antigo proprietário, que explica porque gosta tando do livro. A biblioteca conta já com diversos livros e todos os participantes podem retirar e permanecer com os títulos por um mês.
As discussões passam dos fatos históricos de uma narrativa para o romance, sempre inspirando uma nova tarefa, mas com um único objetivo principal, incentivar a leitura. O próximo encontro é em setembro, dia 23, às 14 horas. Acompanhe o grupo pelo Facebook para conhecer mais essa iniciativa.
INÍCIO
O projeto foi desenvolvido por estudantes do Curso de Letras língua Portuguesa e egressos da Pedagogia e no primeiro encontro, o coordenador do grupo doou um livro compartilhando com o grupo porque foi fisgado pela leitura e porque deseja que outras pessoas também sejam fisgadas pelo mesmo livro. Esse sentimento também é registrado no caderno, intitulado Balaio.
Em 2015, a pessoa presenteada com o livro, tinha um mês para ler e no próximo encontro compartilhar a experiência com esse livro e seguir com a doação. Ou seja, entregando o primeiro livro para alguém e doando o livro que lhe fisgou. Esses livros foram formando a biblioteca do projeto.
Desde 2016 o projeto tem encontros presenciais uma vez por mês e todos os integrantes leem um livro dos que estão na cesta de peixes do projeto e, a partir do tema, definido em conjunto, os leitores fisgados trazem aspectos de como esse tema (por exemplo, o amor) é abordado no livro lido. Depois do diálogo, definem o tema para o encontro seguinte e trocam os livros.
A doação de livros continua, mas de forma diferente, um dos livros é doado por alguém que já participa, que também registra sua reflexão no Balaio, e o outro livro é doado por uma pessoa convidada pelo doador participante do dia. O convidado pode passar a participar dos encontros, ou então, só doar um livro pelo qual foi fisgado, colocando uma reflexão no início do livro.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai