Professora Jaqueline Brum assume coordenação do itinerário Formação Docente
- Categoria: Educação Básica
- Data: 22/04/2022 10:50
Ivoti - Formada em Magistério em Nível Médio, psicologia com formação em psicanálise e mestranda em psicologia, a professora Jaqueline Brum assumiu a coordenação do itinerário Formação Docente (Curso Normal em Nível Médio). Jaqueline entrou no Instituto Ivoti em 2021 para dar aulas de Fundamentos Psicológicos. Com ela, vieram também suas duas filhas, uma já no Ensino Médio e a outra avaliando opções de profissão, inclusive se será professora, como a mãe.
- Quais os desafios espera assumindo a coordenação do itinerário Formação Docente?
Jaqueline Brum - Estamos retornando ainda em pandemia, mas com flexibilizações. Eu me preocupo em oportunizar para os estudantes a vivência da docência na prática. Acredito que vamos focar mais o 1º ano no projeto Brinca Comigo?, o 2º em atividades com a Educação Infantil e o 3º com os Anos Iniciais. Acredito muito, e falo isso para eles, que me faço professora junto com o aprendizado deles, é uma troca. A escola é lugar de aprendizagem e formação. Precisamos pensar o lugar do professor e reconhecer esse lugar com valor. O maior desafio é conseguir emprestar para o aluno o desejo de ser professor e o encanto por essa profissão, pois são essas marcas que vão ajudá-los a seguir construindo suas formações ao longo da vida.
- Quais as expectativas?
Jaqueline Brum - O Instituto Ivoti existe a partir do Curso Normal, por conta desse, demanda de professores. É muita responsabilidade e é importante permitir que a escola seja esse espaço de viver, onde é possível vivenciar essa prática de ser professor. Quem decide estudar para ser professor tem uma empatia e um poder de se colocar no lugar do outro muito grande. São alunos muito reflexivos, sensíveis e atentos.
- Como estão os planos para o futuro?
Jaqueline Brum - O futuro se faz hoje. É a caminhada deles como alunos que vai trazer o resultado. É importante sim olhar para o horizonte, mas mais ainda, é importante saber de onde partimos. Gosto muito de imaginar que, nós professores formadores desses alunos, somos como um ninho, um lugar onde os estudantes estiveram e partiram, mas sabem que sempre podem voltar, se fortalecer e voar novamente.