Professora Ailim Schwambach é novamente finalista do Prêmio RBS
- Categoria: Educação Básica
- Data: 14/09/2017 00:00
Ivoti – Com o projeto Varal da Ciência a professora Ailim Schwambach é uma das três finalista do Prêmio RBS de Educação – para entender o mundo na categoria Destaque Gênero. O tema trabalhado com as turmas do Curso Normal buscou trazer para a realidade que mulher também pode “fazer ciência”.
Inicialmente Ailim pesquisou com as turmas sobre a vontade dos alunos de estudar ciência, pesquisar e quais os cientistas conhecidos por eles. “Apesar da maioria serem meninas, os nomes dos cientistas que surgiram eram todos masculinos. Assim surgiu a ideia de incentivá-los a pesquisar sobre o tema’, afirmou. Aos poucos os alunos foram se dando conta das inúmeras mulheres que fizeram carreira nessa profissão. A pesquisa foi exposta em um varal ressignificado mostrando as mulheres pioneiras da ciência no Brasil. Em duplas os estudantes falaram sobre suas descobertas em rodas de leitura.
Durante o projeto os alunos conheceram pesquisadoras que também fazem parte do cotidiano deles e, com isso, as meninas puderam perceber que também podem fazer parte desse mundo e ajudar a aumentar esse Varal da Ciência.
Em 2014 Ailim foi a vencedora do 2º Prêmio RBS de Educação na categoria Escola Privada (RS) com o projeto “Reportagens científicas e ensino de ciências”. O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai