Professor Martin Fischer fala sobre a Especialização em Planejamento e Prática do Ensino da Língua Alemã por Competências
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 19/05/2022 17:45
Ivoti - Em uma parceria com o Zentrum für DaF-Lehrerausbildung (ZfA) o Instituto Ivoti passou a oferecer, em 2021, a Especialização em Planejamento e Prática do Ensino da Língua Alemã por Competências ministrada pelo diretor e professor do Zentrum für DaF-Lehrerausbildung (Centro de Aperfeiçoamento de Professores), Wolf Martin Fischer.
Já na segunda turma da especialização, o professor Fischer respondeu algumas perguntas sobre o curso. Ele falou sobre a vivência das aulas on-line durante a pandemia, o intercâmbio recente realizado com o grupo para a Alemanha e a importância da presencialidade na formação de professores. “As experiências que tive durante a pandemia, que afetaram bastante nosso curso nos anos de 2020 e 2021, me mostraram que um trabalho regular presencial também é imprescindível na formação de docentes (além das aulas nas escolas), apesar de considerar que o trabalho nos ambientes virtuais é extremamente eficaz como instrumento complementar e adicional – para algumas, mas não todas as áreas da formação docente”, afirmou Fischer.
Confira a entrevista completa:
Instituto Ivoti - Como você percebe o curso de Especialização realizado em parceria com o Instituto Ivoti neste momento pós-pandemia?
Wolf Martin Fischer - Após o projeto piloto do curso, que foi realizado pela primeira vez em 2021 como trabalho conjunto em formato majoritariamente remoto (distance learning), finalmente podemos realizar a segunda etapa conforme o planejado. Tenho um bom pressentimento em relação a isso, e o feedback que tenho recebido de nossos alunos e colegas das escolas externas a respeito de nossos cursos só confirma minhas impressões positivas. Os nove estudantes deste ano estão trabalhando muito bem em suas escolas e têm participado com dedicação e motivação em nossos seminários presenciais e nas reuniões on-line. Nossos cursos têm como objetivo ampliar significativamente as possibilidades de atuação profissional dos professores de DaF e transformá-los em “pioneiros” de uma nova geração de docentes, responsáveis por trazer uma visão moderna do ensino para as escolas subvencionadas pela ZfA aqui no Brasil e por implementar, vivenciar e exemplificar essa visão em suas próprias práticas didáticas. Isso exige que os estudantes abandonem os caminhos trilhados anteriormente e se permitam explorar o novo e o desconhecido. Para atender a essas novas exigências de professores modernos que desejamos transmitir, é necessária muita iniciativa, disciplina, capacidade de reflexão e pensamento crítico por parte dos estudantes. Os nove estudantes têm se beneficiado dessas características para completar os diferentes módulos do curso. Esses módulos incluem blocos de aprendizagem e exercícios (seminários, lições de casa, criação de um portfólio), bem como os elementos intimamente associados à prática nas escolas, que abrangem observações regulares em aulas e a implementação de experimentos didáticos e projetos próprios de ensino. Essas tarefas altamente desafiadoras fazem nossos estudantes crescerem e se transformarem em especialistas em ensino de DaF com foco no aluno e em suas competências.
Portanto, nós, enquanto gestores do curso, temos a missão de orientar e acompanhar nossos participantes para que possam atingir as metas citadas. Na minha opinião, conseguimos cumprir essas tarefas com competência, e os estudantes também dão sua própria contribuição. Assim, o curso do ano de 2022 (o primeiro após a pandemia) também poderá ser realizado com sucesso, garantindo a especialização e profissionalização dos participantes
Instituto Ivoti - Quais os benefícios de levar os estudantes para um intensivo na Alemanha?
Wolf Martin Fischer - Nossos alunos acabaram de voltar de um intercâmbio de três semanas na Escola Europeia de Karlsruhe, e tenho certeza de que as experiências que adquiriram no contexto da escola serão um estímulo valioso e duradouro para seu próprio desenvolvimento profissional. As principais áreas de atuação de nossos alunos envolviam assistir a aulas de DaF de professores mais experientes, além de planejar, realizar e refletir em duplas sobre as aulas de DaF para turmas compostas por alunos internacionais de diferentes níveis de ensino. Nas observações em aula, os alunos entravam em contato com realidades de ensino muitas vezes novas, mas necessariamente “diferentes”, aguçando seu olhar para o “outro” e ampliando suas competências de reflexão – através das observações e registros das experiências. A própria atividade de lecionar, por sua vez, os desafiava a estabelecer bons relacionamentos com alunos de diferentes bagagens culturais e linguísticas e, ao mesmo tempo, criar aulas de DaF que fossem apropriadas do ponto de vista linguístico e didático. Os alunos levarão dessas duas áreas de atuação experiências valiosas, que representarão, por um lado, uma imensa ampliação dos horizontes profissionais e pessoais e, por outro, um aprimoramento concreto de suas soft skills e hard skills graças ao impacto das aulas em si.
Nossos parceiros da Escola Europeia de Karlsruhe ficaram extremamente satisfeitos com o desempenho de nossos estudantes e, portanto, nada mais coerente que fazermos o possível para que esse curso continue sendo ministrado futuramente na Escola Europeia de Karlsruhe.
Instituto Ivoti - Como entende a presencialidade na formação de professores?
Wolf Martin Fischer - As experiências que tive durante a pandemia, que afetaram bastante nosso curso nos anos de 2020 e 2021, me mostraram que um trabalho regular presencial também é imprescindível na formação de docentes (além das aulas nas escolas), apesar de considerar que o trabalho nos ambientes virtuais é extremamente eficaz como instrumento complementar e adicional – para algumas, mas não todas as áreas da formação docente. Dessa forma, em termos de redução de custos e em outros aspectos, faz todo o sentido realizar certas etapas das aulas em um ambiente virtual. Por outro lado, acredito que as comunidades profissionais de aprendizagem e de cursos podem se desenvolver melhor e normalmente obter um melhor desempenho quando os participantes se encontram presencialmente. Eles podem discutir juntos o processo de formação dos grupos in situ e, posteriormente, conferir, estimular, motivar e auxiliar uns aos outros de modo mais eficaz na prestação de seus serviços e na produção do curso. Na minha opinião, do ponto de vista da coordenação de um curso, o formato presencial também é mais eficiente e duradouro, pois permite avaliar muito melhor (e adotar medidas eficientes sobre) o clima do grupo, a postura no trabalho entre outras coisas, além de surtir efeitos diretos e naturais nos participantes em termos de psicopedagogia.