PODER PARA SERVIR
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 28/03/2021 00:00
Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. (Marcos 10.43-44)
Um ditado diz: "Quem pode mais chora menos". Não gosto de chorar. Então, é melhor fazer o possível para ter poder e não ficar sujeita a ninguém. Para isso tenho que trabalhar muito e ter as condições favoráveis para me destacar. Ainda assim, se for pobre, mulher ou negra será mais difícil sobressair-me. O ditado acima é um reflexo de nossa sociedade que já era assim no tempo de Jesus. O Mestre ensina que a vida com Deus deve ser diferente. Todas as pessoas são iguais e têm a mesma dignidade. Poderíamos, então reescrever o ditado a partir da perspectiva
cristã e dizer: "Quem pode mais sirva a pessoa que chora". Jesus é o maior exemplo disso. Ele nos serviu por meio de sua vinda ao mundo e de sua morte na cruz. Por meio de seu sacrifício, Deus nos concede a salvação e a esperança de que toda a lágrima será enxugada. Jesus inverte a lógica do poder: não ser servido, mas servir. Por isso pensemos como Lutero e perguntemo nos: Oque dizemos e fazemos promove Cristo? A ação de Cristo deve inspirar-nos. Ele não julgou, mas amou as pessoas e cuidou para que tivessem o necessário para viver. Promover Cristo é muito mais do que falar o seu nome. Significa estar junto de quem chora e servir até que todas as pessoas do mundo tenham dignidade e vida plena. Vamos arregaçar as mangas? Temos muito trabalho a fazer.
Castelo Forte 2020