Palestras marcam segundo dia da Jornada Pedagógica do Instituto Ivoti
- Categoria: Educação Básica
- Data: 12/02/2020 00:00
Ivoti - Os professores do Instituto Ivoti participaram de quatro palestras sobre diferentes assuntos na terça-feira, 11. Na parte da manhã Inovação no contexto da Educação 4.0 e Educação Socioemocional entre professor e aluno. Já na parte da tarde os temas foram: Ferramentas Digitais Cooperativas e Avaliar para promover a aprendizagem por habilidades e competências.
Renato Cunha trouxe como case a Singularity University, que tem por objetivo preparar líderes globais e organizações para o futuro. Ele falou sobre pensamentos exponenciais e o Impacto da Revolução Digital no mundo e na educação.
Logo após a psicóloga Bianca Stock falou sobre DIsciplina Positiva em Sala de Aula: competências socioemocionais a partir da ética do cuidado. Bianca fez uma dinâmica com os participantes mostrando a importância de reforçar características e habilidades de vida e não os desafios de comportamento. “O objetivo final pode ser o mesmo, mas a forma de agir fará com que o estudante insista no caminho do desafio ou da habilidade de vida. Por isso é importante entendermos essas diferenças de comunicação com eles”, afirmou.
Na parte da tarde a professora Ângela Musskopf realizou uma atividade com os colegas sobre o uso da ferramenta padlet. Divididos em grupos eles realizaram tarefas organizadas pela professora e interagiram com os colegas. O padlet é uma ferramenta que permite ao usuário expressar as suas ideias sobre um determinado assunto, interagindo com outros usuários, compartilhando textos, fotos, áudios, vídeos e links. Cada espaço colaborativo é chamado de "mural", podendo ser usado também como um quadro de avisos.
Encerrando as palestras do dia, a professora Raquel Dilly Konrath falou sobre as avaliações. Usando copos e balas, ela realizou uma dinâmica interativa, onde os professores precisavam “apostar” na resposta certa entre as opções apresentadas. Todas as alternativas estavam relacionadas às formas de avaliação para promover a aprendizagem.