Oficina Fotografias como fontes históricas
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 21/11/2017 00:00
Ivoti – Na noite de terça-feira, 21, ocorreu mais um encontro do Curso de Extensão Fontes para a Pesquisa Histórica: tipos, metodologias e possibilidades. O tema da noite foi a fotografia como documento histórico, ministrada por Samanta Ritter.
O objetivo da oficina é analisar a importância da fonte de pesquisa para compreender a sociedade do passado e do presente, percebendo as fotografias como fontes e também como objetos de estudo. As fotografias são um produto cultural humano, retratando visões de mundo, ideias, intenções e aspectos da vida cotidiana dos diferentes grupos sociais.
Na primeira parte da oficina, foi realizada uma reflexão histórica e teórico-metodológica sobre fotografias e, na segunda parte, os participantes realizaram uma análise prática de fotografias, destacando elementos que chamavam atenção nas mesmas, buscando identificar a potencialidade destas como fonte de pesquisa.
As oficinas são promovidas pelo Curso de Graduação em História do Instituto Ivoti e Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai