Obax: uma história que guiou as ideias para uma exposição
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 24/06/2019 00:00
Ivoti - Feche os olhos e imagine! “Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias” - Obax.
Essa foi a proposta de dois professores do Instituto Ivoti para suas turmas durante a leitura do livro Obax, de André Neves. A professora mestre Monia Kothe, teve essa ideia com a turma de disciplina de Artes II, do Ensino Superior, e convidou o professor Rogert Bauermann, da turma do 3º ano B, do Ensino Fundamental para participar do projeto com seus alunos.
“Comecei a trabalhar essa ideia com minhas alunas e senti a necessidade de também mostrar a elas como uma proposta como esta é possível de ser realizada na Educação Básica, lancei a ideia para o professor Rogert e começamos a trabalhar juntos”, destacou Monia. Nem a turma da professora Monia, nem os alunos do professor Rogert viram as ilustrações que acompanham a história. Eles criaram formas de sair da ideia do bidimensional a partir da imaginação, enquanto descobriam aos poucos o mundo criado por André Neves.
A exposição está montada desde o Congresso de Educação, que teve como tema a ideia do (DES)ENCAIXE, que foi usado para o próprio trabalho com o livro: “nos demos conta do quanto uma ilustração que é plana, também se desconstrói quando a colocamos em caixas. Desencaixamos as ilustrações montando-as de diferentes formas, tendo a caixa como base”, afirmou Rogert.
Assim, conversando com os acadêmicos e trabalhando com os alunos mais novos, cada pedaço da história foi se completando numa grande exposição. A instalação ainda pode ser vista até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho, no saguão do prédio central.