Na Semana da Consciência Negra Instituto Ivoti aborda diferentes assuntos em painéis sobre o tema
- Categoria: Eventos
- Data: 20/11/2023 18:20
Os estudantes do Ensino Médio, do Itinerário de itinerário de Comunicação e Humanidades, orientados pelos professores Jorgia Seibel, Márcia Dias, Paulo Spolier e Renata Flores, realizaram uma última ação alusiva à Semana da Consciência Negra, na sexta-feira, 17. Para este segundo momento, foram convidadas as alunas da E.M.E.F. Prof. Adolfina J.M. Diefenthäler, de Novo Hamburgo, e a Doutoranda em Educação na UFRGS, Fernanda Rodrigues da Silva.
Inicialmente as meninas Emanuelle dos Santos, Mayara Pedroso, Lívia Cordeiro e Micaela do Amaral apresentaram seu projeto “Meu cabelo não é de bombril” que fala sobre um episódio de racismo vivido por uma das meninas do grupo e conta como elas usaram a pesquisa para combater e informar a escola sobre esta questão dos cabelos. O trabalho culminou numa exposição fotográfica chamada respeita meu cabelo. Participaram da FIC da escola, da FEMICTEC e da FIP da Feevale.
Fernanda falou sobre letramento racial. Ela faz parte de diversos projetos como Projeto Aruanda: a voz da juventude negra, Projeto Múltiplas Leituras: na comunidade Por Fi Ga - Kaigang, Centro de Educação em Direitos Humanos: nas oficinas de Português para imigrantes e refugiados. Além de integrar o Coletivo Profes Pretas RS e ser Cofundadora do Instituto Nzinga Mbandi: educação, cultura e arte.
Assim como no primeiro painel, realizado na quarta-feira, 15, as estudantes Júlia Pasqualoto e Ana Luiza Silva realizaram uma apresentação musical acompanhadas do colega Pedro Müller, na bateria, e do professor Rodolfo Wulfhorst, ao piano.