Mestre Xuxo participa de videoconferência com alunos do Curso Normal
- Categoria: Educação Básica
- Data: 22/11/2019 00:00
Ivoti - No dia nacional da Consciência Negra as turmas do Curso Normal em Nível Médio do Instituto Ivoti foram convidados pelas professoras Ailim Schwambach e Márcia Dias para participar de uma videoconferência com o mestre de capoeira Xuxo.
Ele contou para os alunos um pouco de sua trajetória como professor de capoeira e também respondeu perguntas dos alunos. Atualmente mestre Xuxo está na China em viagem e no total já conheceu 146 países. “Pensamos nessa ação não só para que o dia não passe em branco, mas para enriquecer a aula com um depoimento tão importante de alguém que construiu seu nome com a capoeira”, afirmou Ailim.
Após a videoconferência, as turmas foram para o pátio onde em duplas treinaram alguns movimentos mais básicos da capoeira com a supervisão e orientação da professora Ailim.
As turmas do 2º e do 3º ano do Curso Normal também organizaram uma exposição sobre máscaras africanas e realizaram um trabalho sobre de pessoas negras que tem grande atuação em diferentes áreas nas disciplinas de Estudos Sociais, Didáticas de Estudos Sociais e de Artes. “A ideia foi de mostrar o quanto a cultura negra e as pessoas se destacam na sociedade e nós não percebemos”, destacou a professora Márcia que conduziu o trabalho com as turmas. A exposição permanece no Saguão do prédio Central até o dia 25.
A proposta em conformidade com a lei 10.639/03, consistiu em dar visibilidade a negros e negras que atuando em diferentes áreas auxiliam na construção de uma sociedade antirracista e também destacar aspectos da cultura negra presentes na formação dos brasileiros.
Os trabalhos foram orientados pelo título "Caráter e cultura não tem cor", como forma de valorizar as contribuições culturais e também pesquisadores, artistas, escritores, atletas, filósofas, juízas, educadoras, negras e negros que através do seu trabalho colaboram para desconstruir estereótipos sobre a população negra. Além da professora Márcia estiveram envolvidas com o trabalho as professoras Débora Nunes e Dirce Schoninger.