Mais que ouro
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 08/10/2019 00:00
Eclesiastes 2.1-11,24-26
Era como se eu estivesse correndo atrás do vento. (v. 11)
"Tempo vale ouro", dizia o meu pai. Eu não entendia aquilo mas achava fascinante. Depois de tanto tempo, eu me pergunto: o que estamos fazendo com o nosso tempo? Se, de fato, tempo vale ouro, por que vivemos sem tempo, especialmente para as coisas que mais importam para um bem viver?
O texto de hoje é uma lição de vida para quem desperdiça o seu tempo naquilo que menos interessa. Em Eclesiastes 2.10-11 está escrito: "Consegui tudo o que desejei… Eu me sentia com o meu trabalho, e essa era a minha recompensa. Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrás do vento". Corremos atrás do vento quando não aproveitamos o nosso tempo naquilo que mais importa para a vida. A gente trabalha muito para ter casas modernas, mas com pouca vida circulando. A gente gasta em comida gostosa (sempre menos natural), mas nossos momentos de refeição são muitas vezes vazios.
Que as nossas famílias deem o verdadeiro valor ao seu tempo, porque ele vale muito mais do que ouro! Que elas percebam que o importante não é ter tempo para comprar coisas, mas para ter comunhão com Deus e estar ao lado das pessoas que necessitam de nosso apoio e de nossa solidariedade! Finalizo com um ditado que meu pai dizia muito: "A gente precisa trabalhar para viver, e não viver para trabalhar"
Texto do livro Castelo Forte