LUTERANISMO E MÚSICA
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 30/03/2022 00:00
Especial Semana de Aniversário Instituto Ivoti
A música está intimamente relacionada aos sentidos do ser humano. Ela é capaz de tocar as pessoas profundamente. Ela é expressão de fé. Ela sempre foi e continua sendo uma das maneiras da comunidade dirigir-se a Deus e expressar suas necessidades e esperanças.
A música sacra é um ingrediente indispensável e de grande relevância para a vida da igreja e na divulgação do Evangelho. Já no princípio da Reforma Luterana, no século XVI, a música teve forte influência no movimento. Assim defende Lutero: ‘Dou minha opinião bem franca e não hesito em afirmar que depois da teologia, não existe arte que se possa igualar à música, porque somente ela, depois da teologia, é que consegue uma coisa que no mais só a teologia proporciona: um coração tranquilo e alegre’ (Martim Lutero em carta a Ludwig Senfl - 1º de outubro de 1530).
A valorização da música por Martim Lutero está reconhecida pelo grande número de hinos por ele composto, tanto a melodia como a letra. Outras vezes utilizou melodias da época, dando-lhes um novo texto.
Semente de Esperança
[A Música é uma constante no Instituto Ivoti, perpassando os diferentes níveis de ensino, seja no canto ou na prática instrumental. Além das aulas de música contempladas no currículo escolar, o Instituto Ivoti, em parceria com a Ascarte, oferece aulas de instrumentos musicais como atividade complementar.
Experimentar a vivência de se apresentar em um palco, participar de encontros, cursos, festivais, realizar turnês musicais tanto no Brasil como no exterior, fazem da Música uma oportunidade de intercâmbio cultural e exercício de autonomia e sensibilidade para os estudantes envolvidos no processo, abrindo caminhos e possibilidade para vida]. (Agenda Escolar – Instituto Ivoti)