Juízo
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 11/10/2019 00:00
"Dois pesos e duas medidas" – é assim que muitas vezes funciona a lei humana. O que deveria reger a garantia de direitos é usado para usurpá-los. Quem controla o Legislativo, o Judiciário e o Executivo tem o domínio sobre o que deve ser considerado lícito ou ilícito. Há em curso uma manipulação política desse sistema. Isso foge ao conceito de justiça como o conhecemos na Bíblia.
Na Bíblia, a justiça acontece sempre de forma relacional e visa garantir vida digna, especialmente para as pessoas oprimidas e fragilizadas. A lei divina sempre busca orientar para a boa convivência e ordena o critério da justiça manifestando sinais do Reino. Tantas vezes a lei de Deus se contrapõe aos poderes desse mundo! Mais vale obedecer a Deus do que aos homens.
Valores do Reino de Deus não podem ser manipulados por intenções humanas escusas, pois quem está no governo é o próprio Deus. O primeiro mandamento diz: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão (...)” (Ex 20.2a). Ao se identificar, Deus também nos fala de sua ação em meio à história. Ora, no Egito também havia leis que privilegiavam o Faraó e os egípcios. Porém Deus faz prevalecer a sua vontade libertadora.
Texto do livro Semente de Esperança