Internacionalização que se traduz na tecnologia da videoconferência
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 30/11/2018 00:00
Ivoti - Na terça-feira, 20, os acadêmicos do Ensino Superior participaram da quarta videoconferência internacional realizada em parceria com os Acadêmicos que cursam a disciplina optativa “Português I” da Universidad Anáhuac – Campus Norte, Ciudad de México coordenados pela professora Eliana Müller de Mello.
No Instituto Ivoti participam os acadêmicos Gabriel Júnior da Silva, Juliana Moro da Silva, Juliano Oliveira com o apoio da professora Derti Jost Gomes.
A atividade oportuniza um diálogo intercultural entre o México e o Brasil a partir de duas grandes temáticas: história e cultura, proporcionando aos acadêmicos mexicanos uma experiência real com o idioma português como língua estrangeira. Também busca promover a relação pessoal/acadêmica entre os acadêmicos possibilitando a vivência da interculturalidade Brasil/México, considerando as especificidades socioculturais dos dois países.
“A possibilidade de entrar em contato com outra cultura é sempre engrandecedora. Além da aprendizagem humana, que é algo a ser valorizado sempre, há a aprendizagem cultural, que, em qualquer formação acadêmica, também é imprescindível, independentemente da área de formação”, destacou o acadêmico Gabriel. Ele reforçou também que os Encontros Interculturais são muito divertidos. “Quando iniciamos o processo de perguntas e respostas, questionando os acadêmicos mexicanos sobre o seu país, sempre acabamos rindo, quer seja pelas semelhanças, quer sejam pelas diferenças. Em todo caso, há muito de igual entre nossos países; no entanto, não se pode esquecer disso, há muito de diferente também”, disse.
Na 3ª videoconferência, realizada no dia 8 de maio, com o objetivo de manter contato uns com os outros, foi criado um grupo no WhatsApp. Durante a 4ª videoconferência, realizada no dia 20 de novembro, a proposta de continuar a discussão por WhatsApp veio da turma mexicana, o que demonstra que eles estão gostando da proposta. O projeto continua nos próximos semestre com a possibilidade de receber novos acadêmicos.