Instituto Ivoti sedia Jornada do Patrimônio Cultural com exposição, lançamento de livro e debates
- Categoria: Educação Básica
- Data: 29/07/2024 09:00
A Sociedade Ivotiense para Estudos Humanísticos (Siehu) está organizando a Jornada do Patrimônio Cultural de Ivoti, que também celebra os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. A abertura oficial será na quarta-feira, 31 de julho, às 19h, na Sala de Conferências do Instituto Ivoti, localizado na Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200.
O evento destaca a história dos bens imóveis de Ivoti por meio de três atividades principais: uma exposição de fototelas, o lançamento do livro infantojuvenil "Um Olhar Colorido sobre Ivoti: casas centenárias que contam histórias com afeto e arte" e um encontro intitulado "Diálogos e reflexões sobre os caminhos da preservação".
A Jornada do Patrimônio Cultural de Ivoti ocorrerá até o dia 10 de agosto, com entrada gratuita para todas as atividades. No dia 31 de julho, a Siehu apresentará seu quinto livro da série de obras infantojuvenis. O livro, intitulado "Um Olhar Colorido sobre Ivoti: casas centenárias que contam histórias com afeto e arte", é publicado pela Z Multi Editora e conta com o apoio cultural do Fundo Social da Sicredi Pioneira e outros apoiadores locais.
A exposição ficará no saguão do Prédio G do Instituto Ivoti até o dia 10 de agosto, com apoio da Lei Paulo Gustavo (2023/2024). A abertura, no dia 31 de julho, contará com uma apresentação do Grupo de Violinos Bach do Instituto Ivoti/ASCARTE. Com curadoria de Andréa Schneck e Jaqueline Brenner, a exposição reunirá obras de 30 artistas locais.
O encontro "Diálogos e reflexões sobre os caminhos da preservação" será realizado no dia 3 de agosto, organizado pelo historiador Cristiano de Brum, pela arte-educadora Andréa Schneck e pela arquiteta Jaqueline Brenner, todos da Siehu. A recepção será às 13h30, com abertura às 14h. O evento incluirá paineis sobre o patrimônio cultural de Ivoti, legislações e educação patrimonial, além de uma roda de conversa sobre preservação. Às 16h45, será produzido um documento de adesão ao Compromisso de Ivoti, com encaminhamentos finais e perspectivas futuras.