Instituto Ivoti recebe 16 escolas para a etapa nacional do Jugend debattiert
- Categoria: Educação Básica
- Data: 28/09/2023 15:00
O Instituto Ivoti sediou a etapa nacional do Jugend debattiert (Juventude debate) nos dias 25 e 26 de setembro. Foram 34 estudantes de língua alemã de 17 escolas brasileiras disputando uma vaga para a etapa final, em Santiago, no Chile.
As candidatas do Instituto Ivoti, Júlia Vos e Livia Rech, se classificaram para a semifinal com outros 16 estudantes. A rodada de classificação é composta de dois debates envolvendo todos os participantes. No dia seguinte, na parte da manhã, um debate entre os 16 finalistas define os quatro estudantes da final.
Para a final, foram classificados os alunos Daniel da Silva, Lars Fössl, Maria Zart e Bernardo Kreutz dos colégios Cruzeiro, Benjamin Constant, Imperatriz Dona Leopoldina e Pastor Dohms, respectivamente. Os vencedores do debate final foram os estudantes Daniel, do colégio Cruzeiro Centro (RJ) e Lars, do Colégio Benjamin Constant (SP). Eles disputarão a final sul-americana em Santiago, no Chile.
Os temas debatidos costumam abordar assuntos do cotidiano escolar, direitos básicos e humanos, temas históricos, discussões políticas e atuais do Brasil e da Alemanha. A cada debate, participam quatro estudantes, dois deles se posicionam a favor do assunto escolhido e dois contra. Antes de cada debate, os estudantes têm meia hora de preparação para o tema.
Durante o Jugend debattiert, os participantes realizaram também atividades de integração: uma oficina de música, uma oficina de culinária no Programa Herbário Vivo e também assistiram a apresentações musicais da Ascarte.
Esse concurso é realizado também nas escolas da Alemanha e, no Brasil, é promovido com subsídios da ZfA (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen | Agência Central das Escolas Alemãs no Exterior), entre as escolas que tenham aulas de língua alemã.