Inicia o congresso Sala de aula e sentidos: o que aprender?
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 31/08/2017 00:00
Ivoti – Olhares, abraços, acenos, sorrisos, palavras, incentivos, trocas e muita disposição. Foi assim que iniciou o VI Congresso Nacional de Educação, III Congresso Internacional de Educação e III Seminário PIBID na noite de quinta-feira, 31. O destaque da noite ficou por conta da palestra Educação 3.0: quais os sentidos?, ministrada pela doutora Manoelita Correia Lima, de São Paulo.
As autoridades presentes foram chamadas para compor a mesa oficial: Diretora-Geral e Pedagógica do Ensino Superior do Instituto Ivoti, Doris Schaun Gerber, integrante do Conselho de Administração da Associação Evangélica de Ensino, Marcos Aníbal Kern, Coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Helenise Juchen, Coordenadora das séries finais do Ensino Fundamental e representante da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal, Denise Bach, Vice-Presidente do SINEPE/RS, Osvino Toillier e Coordenadora do Congresso, Marguit Goldmeyer.
Após o Hino Nacional, interpretado também na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), por uma acadêmica do Instituto Ivoti, o Coral Adulto e o Coral do Ensino Médio se apresentaram sob a regência da professora Mônia Kothe. O pastor da Comunidade Evangélica Trindade, Vanderlei Closs, deixou uma mensagem para reflexão. “Todos aprendemos de formas diferentes e aqui buscamos o aprendizado pleno e abençoado de conhecimentos”, disse. A Diretora-Geral, Doris, falou sobre a temática do encontro: “pensar e questionar é o melhor caminho para uma educação de qualidade. Nesse espaço queremos ter essa oportunidade”, afirmou.
Emocionada, a palestrante Manoelita falou sobre o seu respeito pelos professores e o quanto havia relutado à missão de estar perante eles para falar. “Após anos de estudos aprendi que para ser professor é preciso se desvincular do taxímetro. Não é possível ser professora por hora/aula. É preciso oferecer disposição contínua” Dentro do tema educação 3.0, Manoelita trouxe a reflexão de entrar em sala de aula com o “contrato escolar” pronto. “Eu escolho o que quero transmitir ao meu aluno, idealizo esse momento. Ao entrar na sala de aula e conhecer esse aluno, reavalio minha postura, pois cada aluno tem a sua própria trajetória, após esse conhecer do aluno, aquele contrato firmado no início muda. Preciso encontrar outro sentido e rever aquela abordagem inicial”.
O Congresso segue com atividades na manhã de sexta-feira com as palestras Metodologias Ativas, com Maidi Dalri e Interdisciplinaridade: do discurso para a vivência com Ana Maria Varella. Na parte da tarde ocorrem as oficinas e as comunicações temáticas. E, no sábado pela manhã, ocorre um bate papo pedagógico e o evento encerra com o palestrante Celso Gutfreind com o tema: Sentir para dar sentido!
Confira a galeria de fotos AQUI
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai