Grupo de acadêmicos da Faculdade Instituto Ivoti embarca para a Alemanha em janeiro
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 06/09/2023 20:30
Grupo de acadêmicos da Faculdade Instituto Ivoti embarca para a Alemanha em janeiro
Acadêmicos do Ensino Superior da Faculdade Instituto Ivoti embarcam para a Alemanha em janeiro de 2024. O grupo de 15 estudantes recebeu subsídio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst - DAAD) para a viagem que inicia dia 15 e se encerra dia 27 de janeiro de 2024.
O DAAD é uma organização que promove o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. São mais de 250 programas de bolsas de estudos e de fomento à pesquisa, com atuação em mais de 60 países e apoio anual a mais de 100 mil intercambistas (alemães e estrangeiros). Desde sua fundação, em 1925, o DAAD já beneficiou aproximadamente 2,6 milhões de pessoas.
Conforme o edital, acadêmicos de primeiro e de último semestre não podem participar da viagem de estudos. Além disso, a escolha dos participantes se deu através de dois critérios principais: fluência na língua inglesa e não ter realizado viagens para o exterior em outro momento. Participam da viagem acadêmicos dos cursos de Letras Português e Inglês, Pedagogia e Música. O grupo estará acompanhado do diretor da Faculdade Instituto Ivoti, Jorge Feldens.
O Edital enumera exigências como conhecer, no mínimo, duas universidades com o intuito de estabelecer relações e incluir atividades acadêmicas, políticas/econômicas e culturais. Por isso, na programação estão atividades como conhecer a Universidade de Leibniz em Hannover, reunião com membros do Centro de Formação de Professores e do Departamento de Estudos Ingleses para falar sobre a formação de professores na Alemanha e no Brasil, visitar a New Town Hall e o Sprengel Museum, conhecer a Georg-August-Universität Göttingen, em Göttingen, conhecer uma escola de Educação Básica e assistir às aulas de Inglês, Pedagogia e Música. Além de vivenciar essas experiências através do contato com estudantes alemães.
O subsídio oferecido cobre em torno de 50% da viagem. O desafio agora é realizar ações que possibilitem custear a outra metade. “Em sua grande maioria, nossos acadêmicos trabalham para custear seus estudos. Assim, o grupo está definindo o que pode ser feito para arrecadar a quantia necessária” informa o professor Jorge. A primeira ação dos acadêmicos foi responsabilizar-se pela banca da Editora Oikos na Feira do Livro de Ivoti em troca de 30% do valor das vendas. O grupo agradece ao Sr. Erny Mügge pela oportunidade e pela doação realizada. “Temos a certeza de que esta viagem contribuirá com o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos envolvidos e, por isso, toda ajuda é bem vinda” finaliza o professor Jorge.