Gabrieli escreveu seu TCC sobre Limites e Vínculos no Ensino Fundamental
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 28/07/2020 00:00
Ivoti - Os onze acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia, Língua Portuguesa e História apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em bancas online no dia 20 de junho e alguns desses trabalhos receberam destaque.
O primeiro trabalho destacado aqui foi do Davidson Santos de Melo que escolheu como tema A Revolução Haitiana, "o não acontecimento": As repercussões do medo em Cuba e no Brasil. (Confira aqui).
Hoje vamos mostrar a entrevista com a acadêmica Gabrieli Maria Bender que escolheu como tema OS LIMITES E OS VÍNCULOS AFETIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: problematizando transtornos e esquemas mentais.
Por que escolheu esse assunto para desenvolver como trabalho de conclusão?
Gabrieli: A escolha desse tema foi através de experiências com observações e estágios acadêmicos em diversas escolas. Nestes estágios e nessas observações, verificou-se que algumas crianças apresentavam condutas inapropriadas e muitas vezes os docentes eram surpreendidos e ficavam sem rumo. Essas condutas provocaram algumas inquietações, surgindo o seguinte questionamento “como lidar com os limites (regras, indisciplina) e a afetividade no Ensino Fundamental I?”.
Qual foi a principal conclusão a que chegou após o término da tua pesquisa?
Gabrieli: A pesquisa trouxe muitas descobertas, novos conhecimentos e principalmente novas perguntas. Pode – se notar que muitos professores falam em falta de limites, mas não sabem nomear e caracterizar. A falta de limites tem inúmeras características e nem todas são encontradas em um único aluno. No entanto todos os conhecimentos adquiridos e as trocas foram fundamentais para o andamento do trabalho. Assim como para mim, acredito que a pesquisa contribuirá constantemente aos acadêmicos e demais profissionais que atuam no ambiente escolar.
Qual recado gostaria de deixar para os formandos de 2020/2 sobre a elaboração do TCC?
Gabrieli: Primeiramente ter em mente um assunto que lhe seja pertinente e quais suas inquietações diante do tema escolhido. Ter muito foco, pois é algo essencial para o aperfeiçoamento do trabalho de conclusão de curso. Ler muito sobre o assunto e realizar planilhas para ajudar no andamento do trabalho e sempre que precisar de alguma ajuda ou em ocasiões que surgirem dúvidas, recorrer ao professor orientador. Para finalizar, JAMAIS DESISTIR, pois no final você verá que tudo aquilo que você realizou durante o seu processo acadêmico lhe trará muito conhecimento.