Famílias de portas abertas para os intercambistas de Córdoba
- Categoria: Educação Básica
- Data: 18/05/2018 00:00
Ivoti – Mais do que apenas fazer uma viagem com os colegas do Colégio Aléman Córdoba, na Argentina, os 27 estudantes em intercâmbio no Instituto Ivoti são recebidos pelas famílias dos alunos, muitos dos quais irão para Córdoba em 10 de junho.
Receber os visitantes é uma forma de iniciar a vivência do intercâmbio semanas antes da viagem. Aprender a se comunicar, conviver e falar sobre a cultura são situações que viagens assim proporcionam.
Com a idade de 14 anos, Vinícius Henrique Giesch, se prepara para a primeira viagem para o país. “A expectativa está grande, pois vou conhecer outro país e ainda viajar com os colegas”, destacou. Na casa dele está o argentino Federico Rolotti, também de 14 anos, que apesar de já ter vindo ao Brasil com os pais por diversas vezes, essa é a primeira vez com a escola. “É uma viagem diferente para aprender melhor a falar alemão e conhecer a cultura daqui”, disse.
Marina Reidel Haas e Paloma Ohanian, ambas com 15 anos, sabem que o intercâmbio é para reforçar a língua alemã, mas as duas se entendem bem em inglês então às vezes tem um puxão leve de orelha da professora e coordenadora Raquel Vetromilla, para que as duas voltem ao alemão. “A gente conversa bastante e estamos tentando falar mais em alemão. Já viramos amigas e quando for para Córdoba em junho já combinei de ficar na casa dela”, afirmou Marina. Em casa a família também está feliz com a experiência e os pais de Marina conversam com Paloma no alemão dialeto. “De algum jeito, todos se entendem. Estamos sempre pensando em coisas mais da nossa cultura pra fazer para ela, como alguma comida diferente. É uma troca de experiências e aprendizado para as duas”, concluiu.
A argentina também vê com expectativa a visita da nova amiga ao seu país e, apesar de ser sua terceira vez no Brasil, garante que essa está sendo bem diferente. “Viajar com os amigos é legal e estou gostando muito. Vir de ônibus foi um pouco cansativo, mas cantamos, dançamos e brincamos, então o tempo passou rápido”, disse. A viagem de Córdoba até Ivoti levou 38 horas.
O grupo permanece no Brasil até amanhã, dia 19.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai