Eu? Eu mereço!
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 21/10/2019 00:00
Nunca precisou trabalhar. Estudou nos melhores colégios. Teve sua graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado pagos pela família. A cada formatura, recebia de presente um carro do ano. Teve sua empresa montada de acordo com o que exigia o mercado. Tudo do bom e do melhor! Afinal, era merecedora. Mas trata com desdém a moça que limpa a empresa todos os dias. Seu olhar sempre é de quem diz: "Eu mereço. Ela não!"
A meritocracia anda às soltas quando as pessoas tentam legitimar desigualdades. Vamos pensar melhor nisso! Há irmãos e irmãs que não tiveram condições de "ser alguém na vida", que tiveram que batalhar desde muito cedo, que nunca puderam sentar em uma sala de aula com condições de levar adiante, de prosperar, de se formar.
Em Provérbios 3.7 está escrito: "Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado!" Sim, é preciso rever nossa maneira de enxergar a sociedade. É preciso conversar mais com as pessoas que vivem perto da gente, que precisam trabalhar mais, que desde cedo tiveram que lutar para poder garantir a vida. Nesta conversa aberta e cheia de compreensão, o orgulho cai e dá lugar para a humildade. Viva a humildade!
Texto do livro Semente de Esperança