Estudantes revivem “A Moreninha” com apresentações criativas na aula de Língua Portuguesa
- Categoria: Educação Básica
- Data: 26/06/2024 14:00
A turma do 2º ano do Ensino Médio - Itinerário Formativo Formação Docente estudou a obra literária “A moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, que pertence ao movimento literário Romantismo Brasileiro. A proposta da professora Dieila dos Santos Nunes foi de que os estudantes percebessem diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão da obra, a fim de exercitar o diálogo cultural, aguçar a perspectiva crítica e estimular a criatividade.
Em grupos, os estudantes ficaram responsáveis por apresentar de maneira criativa os tópicos: biografia do autor com linha do tempo, contexto histórico e cultural, personagens principais, cenas marcantes e estilo e estrutura da narrativa. “Prontamente, assim que explicada a atividade, os estudantes muito entusiasmados começaram a refletir, trocar ideias e criar a apresentação. Como resultado, tivemos belas encenações teatrais, com a utilização de vestimentas da época e com a inserção de recursos elaborados pelos estudantes a partir de material reciclável, como a criação de uma televisão de papelão”, recordou a professora Dieila.
Um grupo optou por criar um vídeo bem bacana no ambiente externo do Instituto Ivoti sobre as cenas mais marcantes da obra. A professora afirmou que “a atividade só foi um sucesso graças à dedicação e à autonomia de cada estudante em buscar materiais e recursos; todos abraçaram a proposta e fizeram jus ao uso da criatividade”, disse.
Ela ainda complementou que o conhecimento precisa fazer sentido para o estudante, pois é o ato de atribuir sentido que motiva a aprendizagem. “Acredito que a maneira mais eficaz para alcançar esse sentido é por meio de experiências significativas, envolvendo os estudantes ativamente no processo de aprendizagem e permitindo que experimentem, questionem, criem e reflitam”, finalizou Dieila.