Estudantes do NAI/Instituto Ivoti retornam ao Brasil após vivência na Universidade de Göttingen
- Categoria: Educação Básica
- Data: 06/07/2023 10:00
As duas estudantes do NAI (Núcleo de Aprendizado de Idiomas), Sofia Morschel (NAI 52) e Thaís Caroline Moraes (NAI 51), que estavam na Alemanha, retornaram ao Brasil. Elas receberam a oportunidade de vivenciar uma experiência como acadêmicas da Universidade de Göttingen. A bolsa de estudos foi possibilitada pelo programa Best Schulnetzwerk, que oportuniza 10 dias na universidade para estudantes que se destacam nos estudos da Língua Alemã e nos demais componentes curriculares.
Para Thaís, a oportunidade foi incrível. “Conseguimos colocar nosso conhecimento em prática, provar as comidas que já falávamos em aula, conhecer aspectos da cultura alemã que nem fazíamos ideia. Uma das coisas que mais me marcou foi a Sportfest, que era um evento esportivo e tinha muita coisa pra fazer, foi muito divertido”, disse. Ela destacou a visita ao museu Forum Wissen, além do tour pela cidade e pela universidade. “A universidade é gigante e foi incrível entender como o estudo funciona lá e poder acompanhar algumas aulas. Não posso deixar de dizer que um dos pontos altos era o centrinho de Göttingen, muito fofo e cheio de lojinhas que a gente pôde conhecer. Nós viajamos um pouco nos últimos dias, fomos pra Osterode, uma cidade pequena bem pertinho de Göttingen. Fomos para Kassel e Hannover também, que são maiores e cheias de pontos turísticos”, acrescentou. Thaís relatou ainda que falar em alemão não era o mesmo do que se comunicar em português, mas que conseguia entender praticamente tudo o que falavam e ser compreendida. “Pra conversa ser mais fluída, eu acabava tendo alguns erros de gramática na minha fala, mas eles nunca se importaram ou comentaram alguma coisa. E ouvir tanta gente falando a língua que nós aprendemos há tanto tempo foi maravilhoso”, finalizou. Thaís é aluna da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e está no 3º ano do curso Técnico de Química.
“A experiência na Alemanha foi incrível, conheci lugares e pessoas novas, pratiquei meu alemão e conheci a Universidade de Göttingen. Durante os dias, nós visitamos os campus, fomos em várias aulas e palestras e exploramos a cidade. As atividades que mais me marcaram foram: visita em Göttingen com os outros estudantes internacionais, passeios por outras cidades com a Thaís e as aulas da universidade que frequentamos”, ressaltou Sofia. Assim como Thaís, ela também gostou de conhecer as cidades de Osterode, Kassel e Hannover. “Nesses locais, nós fomos em diversos pontos turísticos na cidade e na natureza. A imersão na língua foi um dos aspectos mais importantes da viagem, pois me comuniquei com as outras pessoas em alemão e aprendi várias coisas novas”, destacou Sofia.