Estudantes do Curso Normal tem manhã de Seminário de Compartilhamento da Prática Pedagógica Interdisciplinar

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 11/08/2023 18:00
Estudantes do Curso Normal tem manhã de Seminário de Compartilhamento da Prática Pedagógica Interdisciplinar

Na segunda-feira, 7, a turma do 3º ano do Curso Normal em Nível Médio realizou o Seminário de Compartilhamento da Prática Pedagógica Interdisciplinar de Didática da Comunicação e Didática da Arte. Os estudantes elaboraram um planejamento para um turno de aula com base na contação de uma história infantil pré definida e no uso de um recurso pedagógico. 

Para essa atividade os próprios estudantes precisaram criar o material utilizado, como: livro gigante, avental didático, quadro de pregas, varal didático, flanelógrafo, TV didática, dedoches, fantoches e álbum seriado. A professora Jussara Wilborn Griebeler reforçou a importância da abordagem de diferentes temas através da contação e leitura de histórias infantis. E a professora Dirce Schöninger refletiu com os estudantes que o recurso a ser utilizado deve se adequar à contação, precisa ser resistente e apresentar ótimo acabamento.

As Práticas de Ensino fazem parte do currículo da Formação Docente e tem como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência das suas aprendizagens em espaços reais de atuação.

Depoimentos dos estudantes:

Criamos um varal didático inspirado no livro Jogo limpo, diversão garantida, do escritor Daniel Grippo. Notamos que essa prática aproximou a turma e eles passaram a nos ver como professores e não como colegas. Que estávamos lá realmente para dar aula. Foi uma prática significativa e o livro foi bem importante nesse processo. Durante os dias de observação, percebemos que o ponto fraco da turma era a competitividade, assim, com o auxílio do livro, conseguimos ressignificar as questões de competição na turma.

Keny dos Santos e Matheus Teixeira realizaram suas práticas em uma turma de 4 º ano da Escola Menno Edgar Heinle, em Lindolfo Collor.

Iniciamos pedindo que trouxessem fotos de suas famílias e usamos as fotos para perceber junto com a turmas as diferenças entre as famílias, cor dos cabelos, número de integrantes e outras características. Depois realizamos a contação da história de Romeu e Julieta escrita pela Ruth Rocha. Para contar a história, usamos como recurso um flanelógrafo que criamos, usando narração e vozes diferentes para as personagens. Após a contação, usando giz, folha preta e água, em grupos, os alunos criaram suas famílias de borboletas.

Keslyne Breier e Maria Clara Fortes realizaram suas práticas em uma turma de 2 º ano da Escola Otávio Rocha, em Estância Velha.

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