Dia do Trabalhador(a)
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 07/05/2021 00:00
‘Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, permaneceis firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão’ (Gálatas 5.1)
No feriado do último sábado, dia 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalhador(a). A data foi escolhida em razão de uma greve histórica, ocorrida no ano de 1886, na cidade norte-americana de Chicago. Milhares de trabalhadores(as) foram às ruas para pedir redução da carga horária de trabalho. A forte repressão policial desencadeou uma onda de manifestações nos dias seguintes, também em outras cidades do país. Esse conjunto de eventos se tornou símbolo das lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.
Ao lembrarmos essa data, buscamos refletir sobre nossa história e sobre as nossas condições de trabalho. Fomos o último país da América Latina a abolir a escravidão quando, em 1888, a assinatura da Lei Áurea concedeu liberdade às pessoas que trabalhavam nesta condição. No entanto, continuamos sentindo os efeitos de um tempo que deixou profundas marcas na sociedade. Precisamos constantemente lutar por dignidade em meio a tantas formas de violência que desumanizam.
Na vida, ainda experimentamos muitas situações que nos aprisionam. O apóstolo Paulo nos lembra da misericórdia de Deus que nos liberta da opressão para, como herdeiros do Seu reino, sermos realmente livres para servir. Enquanto filhos(as) de Deus, não somos mais escravos, nem do trabalho, nem de nada que nos impeça de viver, em amor e esperança, um novo tempo.
Pastoral Escolar do Instituto Ivoti