CONFESSIONALIDADE LUTERANA E A MÚSICA
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 29/03/2022 00:00
Especial Semana de Aniversário Instituto Ivoti
A música teve um papel muito importante no desenvolvimento da Reforma do século XVI. O Reformador Martim Lutero compreendia que, através da arte, podemos manifestar os nossos dons e o nosso louvor a Deus. Ele encontrava, na arte da música, uma forma de expressão da vontade do Criador. Lutero, que em 1505 se formou Mestre em Arte, valorizava esta dimensão da fé. Certa vez disse: ‘A música é a maior das dádivas de Deus. Ela tem tão frequentemente me estimulado e inspirado, que sinto o desejo de pregar’.
O Reformador entendia que a música deveria estar a serviço da proclamação do Evangelho. Escreveu vários hinos que se tornaram verdadeiras prédicas musicadas. Para difundir o canto nas igrejas, uma vez que só se cantava em latim, Lutero usou melodias populares que eram de conhecimento das pessoas para colocar nelas a letra de vários de seus hinos.
Hoje, no Instituto Ivoti, continuamos entoando a melodia da confessionalidade luterana em notas do tempo presente. Como instituição, levamos adiante os princípios herdados do movimento da Reforma no campo da educação. O ensino e o cultivo da música são, portanto, fortes marcas desta instituição que celebra 113 anos de história.
Pastoral Escolar
Instituto Ivoti