Cinquenta estudantes do Instituto Ivoti realizam as provas de DSD
- Categoria: Educação Básica
- Data: 26/11/2020 00:00
Ivoti - Todos os anos os alunos do NAI (Núcleo de Aprendizagem de Idiomas) realizam as provas de Proficiência em Língua Alemã de DSD (Deutsches Sprachdiplom). E, em 2020, as turmas foram organizadas de forma a respeitar o distanciamento social para atender os 50 estudantes que realizaram as provas nos dias 24 e 25 de novembro.
Durante a aplicação das provas foram seguidos todos os protocolos estipulados no Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de COVID-19 com higienização das classes e do chão entre as partes da prova e orientação para que os estudantes trocassem de máscaras entre cada etapa.
Na manhã de terça-feira, 24, 14 alunos realizaram as provas de DSDII e, no dia seguinte, mais 36 alunos realizaram o DSDI. Na avaliação, eles são testados nas habilidades de Leseverstehen (compreensão escrita), Hörverstehen (compreensão auditiva), schriftliche Kommunikation (produção escrita) e mündliche Kommunikation (expressão oral).
Pelo quadro europeu de referências para as línguas estrangeiras, o aluno que atingiu o DSD I (B1), é capaz de se expressar de forma simples e coerente sobre áreas de interesse pessoal.Já o estudante que atingiu o DSD II atinge o nível B2 ou C1. No B2, o aluno consegue compreender textos complexos sobre temas abstratos, discussões técnicas relacionadas à sua área de atuação e comunicar-se de forma espontânea e fluente, apresentando vantagens e desvantagens sobre diversas opções. No C1, por sua vez, o aluno consegue compreender significados implícitos, expressar-se de forma espontânea e fluente, expressar-se em relação a temas complexos utilizando diversos recursos e estruturação textual.