Biografia: Thiago Moreira Safadi

  • Categoria: Ensino Superior
  • Data: 04/07/2020 00:00
Biografia: Thiago Moreira Safadi

Na última publicação da série BIOGRAFIAS, hoje vamos conhecer um pouco da história do professor Thiago Safadi pelo olhar da acadêmica Liliane Maria Kasper, trabalho realizado para a disciplina de Produção Textual.

Entenda melhor sobre essa série de quatro publicações AQUI

Thiago Moreira Safadi

Texto: Liliane Maria Kasper

Thiago Moreira Safadi nasceu em 2 de outubro de 1983. Viveu sua vida normalmente, sem saber que, um dia se tornaria um professor tão renomado, famoso, carioca do ISEI. Thiago conta, em uma entrevista exclusiva para o G1, a qual hackers tiveram acesso e repassaram ao mundo, um pouco de sua vida de professor.

Inicialmente, ele estava em busca do bacharelado e não da licenciatura, porém, não havia turmas para bacharelado de Geografia na época e na realidade, nem mesmo de licenciatura. Não conseguindo o que tanto queria, resolveu ingressar no curso de licenciatura, afinal, não tinha outra escolha. Fez parte da primeira turma de Geografia da Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro. Para seu azar, ou quem sabe sua sorte, conta Thiago rindo, quando ele se formou a universidade começou a oferecer o curso no grau de bacharelado em Geografia.

Ao decorrer de sua vida acadêmica, já que era uma paixão de vida, se envolveu com projetos de Educação Ambiental e aprendeu bastante sobre Teoria dos Sistemas, isto fez com que sua visão de mundo e de possibilidades de ensino se ampliasse muito. ‘’Sempre desejei trabalhar com algo que gerasse impacto positivo na vida das pessoas, passei a me dedicar a educação’’ - cita Thiago. E afinal, existe profissão que mais impacta na vida de alguém, não sendo a de um professor? Sempre, em qualquer profissional, é possível ouvir ‘’aquele professor…’’ ‘’te lembra daquela aula?’’. Todos já passaram por professores bons e ruins e isso implica diretamente na personalidade de cada um. No total, Thiago se formou há 13 anos e tem 10 de experiência em sala de aula, enfrentando todos os tipos de pessoas e cenários possíveis.Teve dias tristes, dias felizes, dias de chuva, dias de sol, aulas animadas e aulas sem nenhum entusiasmo. 

Thiago, em meio a risadas, como é de conhecimento geral, ele tem um senso de humor fantástico, menciona que, sempre detestou a escola, era o tipo de aluno que mal entrava e já queria estar em casa. Tanto que reprovou duas vezes, uma no 7° ano e uma no 2° ano do ensino médio. Após a segunda reprovação ele cansou de estar em salas de aula e resolveu fazer supletivo, afinal, faltava pouco para terminar o ensino médio. Ele só mudou seu pensamento sobre salas de aula, quando, como sempre quis trabalhar com o meio ambiente, se deparou com ter que optar pela licenciatura em Geografia. Licenciatura para alguém que tinha tanto ódio pela escola e, agora, se tornou famoso por isso, ironia do destino. E o Rio Grande do Sul tem o privilégio de ter importado ele do Rio de Janeiro e por conta de rumores, pode se afirmar que veio para ficar.

Sempre desejou trabalhar com estudos de Impacto Ambiental e a paixão permanece até hoje onde ele consorcia seus diplomas de bacharelado e licenciatura em Geografia, fazendo o que ama.

Thiago ainda menciona que, durante a faculdade jamais passou por sua cabeça desistir, mas em sua carreira profissional sim. Menciona que ficou 2 anos e meio fora das salas de aula, trabalhando somente com estudos do impacto ambieomprental. Em, primeira mão, se abre e conta que, o principal motivo por ter se ausentado das salas foi pela falta de valorização que algumas instituições oferecem aos professores. Algumas indagações indicam que, como ele possui influência nos veículos de mídia, está tentando mobilizar alguns famosos da rede Globo e ‘’chacoalhar’’ as estruturas de algumas instituições de ensino. De repente, pensou melhor referente às instituições e valorização que dão aos professores. Afinal, não poderia deixar sua carreira, por um escola em especial. E assim, foi atrás de outras instituições as quais lhe ensinaram que nem todas as escolas oferecem condições como as que já passara antes. Afirma com convicção e certeza que jamais irá abandonar essa estrada tão linda novamente. 

Na opinião de Thiago, um professor acima de qualquer coisa, precisa ser curioso, para isso um transgressor. Sendo assim, também, um instrumento de esperança e conciliação entre os mundos. E deixa uma dica aos novos professores: ‘’Um professor precisa acreditar no que faz!’’ sendo assim, precisa acreditar no amor, na capacidade de transformação das pessoas e de toda a sociedade. As respostas às perguntas dos alunos levá-los-ão a novas perguntas e isso pode levar a novas possibilidade de compreensão do mundo da parte deles, mas de nada adianta somente se forem falas vazias vinda do professor. Porque para efetivar essa nova dimensão criada, precisam acreditar que é possível transformar a si próprio e que o outro também pode e é capaz de percorrer os caminhos da consciência. E isso é o que mais encanta, é ver aqueles olhos brilhando e a sede de conhecimento que cresce cada vez mais.

Para ele o mais importante dentro da sala de aula é a interação.Como ele ensina Geografia, falou referindo-se ao ensino dela e a inteação que almeja em suas aulas, mas não que as outras disciplinas não possam se encaixar nisso também. Como a Geografia busca estabelecer a compreensão sobre a relação existente entre diferentes grupos sociais entre si e com a natureza, as aulas de geografia buscam obter a maior quantidade de relações com outras ciências e seus componentes. Essas conexões não são fundamentais somente porque a BNCC ordena, mas porque, quando atividades, norteiam uma busca mais aprofundada pela compreensão das relações que animam e transformam o espaço geográfico. 

Pela primeira vez em rede nacional esclarece que o que lhe motiva é o amanhã, o novo, o desconhecido, ou seja, ele gosta de sentir um friozinho na barriga e ter uma ansiedade boa e, principalmente o sorriso dos alunos. É perceptível este último item quando questionamos os alunos que passaram por ele, todos sempre mencionam suas aulas engraçadas e sua empolgação. Dá para reconhecer que é uma história de amor verdadeira. Ressalta que a característica fundamental de um professor é ser transgressor. Ultrapassar os limites. 

Mais uma vez em meio a gargalhadas menciona que gosta muito de, em suas aulas, questionar, falar, imaginar, provocar o aluno, fazê-o pensar. Ainda rindo, menciona que muitos dizem ser o método socrático ( técnica de investigação feita em diálogo. O professor conduz o aluno a um processo de reflexão e descoberta de seus próprios valores). O tal do método teórico.

Thiago não menciona nenhum perfil apropriado para ser professor (mais sério ou mais engraçado), mas ele prefere ser amigo de seus alunos, sem criticar os que não são amigáveis aos olhos de seus alunos. Acha até bem interessante os alunos terem vários tipos de professores, aumentando seu leque de vivências e métodos de convivência. 

Em decorrência, agora, neste período de coronavírus e a necessidade das aulas a distância, lança um comentário: a educação a distância, agora, é uma condição da sociedade e do ensino que faz parte da atualidade. Dela devemos fazer uma amiga, aprendendo e incorporando-a no cotidiano. O problema está na falta, tanto para alunos quanto para professores do acesso à internet, ferramentas que tornam este acesso possível (notebooks, tablets, celulares), a infra-estrutura, o conhecimento tecnológico que é  de suma importância. A troca de informações se torna mais rápida com o uso das tecnologias, o que contribui para serem realizados avanços nos estudos. Vê também, mais possibilidades para realização de novas metodologias, uma das que citou é a dupla docência remota, mais que isso ele não pode divulgar já que está trabalhando cada dia mais em projetos ultra secretos (até o presente momento). Para os alunos que não têm o acesso a internet, ou os instrumentos que dão acesso, sente necessidade de oferecer as estruturas institucionais que as poderiam cobrir. Poderia ser ofertando um laboratório de ensino e até mesmo, fazer parcerias com lojas de tecnologias, ofertando crédito estudantil para a aquisição dos instrumentos. Talvez, ainda, indaga Thiago, que poderá em breve propor a  iPlace uma parceira para poder dar aos alunos o que necessitam no quesito tecnológico..

Muitos de seus alunos relataram que, com a paciência e dedicação de Thiago, as aulas a distância ao seu lado tem se tornado agradáveis. Quando o aluno não pode participar das aulas, o professor deixa textos norteadores e disponibiliza seu tempo para qualquer ajuda que seja necessária. Suas aulas são explicativas e pontuais, sem enrolações e rodeios. 

Para se despedir, de forma clássica, deixou um recado de quem sabe, motivação: ‘’desejo que seu caminho seja paz, luz e inspiração. Que a Geografia seja um instrumento de intelectualização e ampliação da sua consciência na vida.’’ e, Jorge, seu cãopanheiro saúda a todos na foto de capa deste livro. 

 

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