Através do Alemão a prof. Marta realizou o sonho de conhecer a Alemanha
- Categoria: Educação Básica
- Data: 25/10/2021 00:00
Ivoti - “A paixão pelo estudo da Língua Alemã iniciou-se ainda no Ensino Fundamental, durante as aulas de Alemão. A professora, que já tinha visitado a Alemanha, nos falava de suas experiências, nos mostrava slides e fotos. Isso era para mim encantador. A isso somaram-se dois aspectos: o fato de entender e falar (em parte) dialeto e a motivação diante da possibilidade de sair do meu mundinho. Aos poucos, o sonho de conhecer a Alemanha se instalou no meu coração. Junto a isso, as aulas de Alemão nunca mais deixaram de marcar presença nos meus inúmeros horários escolares (do Fundamental à Graduação)”, as recordações da professora Marta Kohl são um relato de sua trajetória como professora de alemão.
Depois, durante a graduação, enquanto cursava Letras - Português/ Alemão, no IFPLA, ela teve a oportunidade de conhecer a Alemanha. Depois dessa viagem, vieram mais duas possibilidades, uma delas especialmente marcante: um ano como Stipendiatin (bolsista) em Bielefeld, uma cidade de 320.000 habitantes, financiado pelo governo alemão. “Esse ano de estudo aconteceu em 1998. Eu tinha 27 anos, uma pequena experiência como professora (5 anos de sala de aula) e viveria durante doze meses lá. Acompanhei aulas em um Gymnasium, fiz muitas amizades, conheci inúmeras cidades alemãs e vários países europeus. O que aquele ano significou em termos de experiências, de mergulho na cultura, de descoberta de aromas e sabores, de aprendizagem é imensurável. Entretanto, saber comunicar-se em Alemão foi fundamental para que a imersão naquela cultura, naquela sociedade, fosse de fato proveitosa”, recordou Marta.
“A Língua Alemã foi, dessa forma, decisiva na minha trajetória profissional: abriu-me portas, levou-me à Alemanha, apresentou-me às gentes e ao seu modo de viver. A tudo isso sou muito grata e realizada”, finalizou a professora.
As professoras de Alemão do Instituto Ivoti foram convidadas para contar as suas vivências com o idioma e as experiências serão aos poucos compartilhadas no site e redes sociais da instituição.
Confira também o relato da professora Luana, da professora Jaqueline e da professora Thais.
_____________
Estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio que desejam aprender alemão podem se inscrever no NAI (Núcleo de Aprendizagem de Idiomas). Para mais informações é só ligar para 3563 8600 ou enviar e-mail para contato@institutoivoti.com.br