Atividades diferenciadas incentivam o aprendizado da língua Alemã
- Categoria: Educação Básica
- Data: 03/07/2017 00:00
Ivoti – Aprender um idioma pode não ser fácil, mas é algo que pode ser bem divertido. A professora Fabiane Waechter busca tornar as aulas interativas com atividades diferenciadas atraindo o interesse dos estudantes. A aula de sexta-feira, 30, foi uma dessas e o tema era alimentação.
Os alunos têm entre 6 e 7 anos e para eles é importante que um determinado assunto seja apresentado e explorado de forma interativa e dinâmica. A aula foi pensada de tal forma que os recursos expressivos trabalhados se tornassem ainda mais significativos e que fossem assimilados na memória de longo prazo dos alunos. Primeiro o vocabulário foi apresentado através de imagens e exercitado através de jogos e brincadeiras. Depois os alunos provaram alimentos, que foram colocados na boca sem que enxergassem. “Eles sentiam-se desafiados por ter que acertar qual era o alimento que tinham na boca em alemão. Foi prazeroso e divertido para eles e o passo seguinte foi eleger quais alimentos gostam de comer, colando imagens deles em um ‘prato’”, destacou Fabiane.
Segundo a professora, situações de aprendizagem com materiais concretos e que se aproximem da realidade e do cotidiano dos alunos tonam a aprendizagem de uma língua um processo de significado e, principalmente, prazeroso.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai