AS CINZAS DA PENITÊNCIA

  • Categoria: Mensagem da Pastoral
  • Data: 26/02/2020 00:00
AS CINZAS DA PENITÊNCIA

A partir do século VI a igreja cristã celebra a Quarta-Feira de Cinzas como o início da Quaresma, o período de jejum e penitência que antecede a Páscoa. Em torno do ano 1090 passa-se a consagrar as cinzas. Clérigos e leigos são marcados na testa com uma cruz feita de cinzas obtidas de ramos guardados desde o Domingo de Ramos do ano anterior.

O tempo de penitência e de jejum irá durar quarenta dias, a contar da Quarta-Feira de Cinzas, terminando no Sábado de Aleluia. Não se contavam os domingos, pois cada um deles lembra a Ressurreição de Jesus. E não se podia jejuar no dia da maior alegria cristã. Por isso, o jejum é suspenso no sábado à noite e retomado ao anoitecer de domingo.

A tradição profética enfatiza que jejuar não é coisa para todo mundo. Quem já passa fome não deveria jejuar. Jejuar é coisa para quem tem comida todos os dias. Jejuar significa deixar de comer algo para ser solidário e dar essa comida - ou esse dinheiro - para quem nada tem para comer. O objetivo do jejum é motivar a solidariedade.

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte nossa política de privacidade.