Aprender alemão pode ser sinônimo de uma experiência única
- Categoria: Educação Básica
- Data: 12/03/2018 00:00
Ivoti/Alemanha – Aos 15 anos, a aluna do 1º ano do Instituto Ivoti, Isabella Brill, já foi para a Alemanha pela segunda vez. Nesta segunda viagem, ocorrida entre os dias 11 de janeiro e 5 de fevereiro, a oportunidade veio através de uma bolsa de estudos em um processo de seleção promovido pela Rede Sinodal de Educação e financiada pela “Theo-Münch-Stiftung für die Deutsche Sprache” (Düsseldorf).
Durante o período que ficou na Alemanha, Isabella morou com a família Hinrichs e participou das aulas com a Gastschwester (irmã hospedeira) Jördis, na escola Alexander von Humboldt, na cidade de Wittmund. “Foi uma experiência diferente. Precisei me adaptar ao jeito de vida deles, a cultura. São vivência que vou levar para a vida e fiz amizades que pretendo manter”, disse. A estudante fez contato com a “irmã” antes da viagem e no dia de conhecer a família era como se já fossem amigas de mais tempo. “A gente tem muitas coisas em comum e uma das coisas que nos uniu foi o Balet, que nós duas fazemos e eu pude ir com ela nas aulas”, lembra.
A família também levou Isabella e outro intercambista que ficou com eles na mesma casa para conhecer algumas cidades próximas como Bremen. Eles viajaram em grupo também para Hamburg e Ostberg.
Isabella é aluna do Instituto Ivoti desde os dois anos de idade e não se recorda de ter começado a estudar o idioma. “Parece que sempre fiz aula, mas a partir da 5ª série foi mais focado mesmo. Na minha família só meus avós falam e eu aprendi o que sei na escola”, disse. Ela pretende seguir estudando e já sonha com uma faculdade de música no exterior.
Para ser indicada ao processo de seleção, Isabella teve que seguir alguns pré-requisitos. Ter nível linguístico A2 em Língua Alemã, ter idade entre 14 e 15 anos até a data da viagem, ter um bom relacionamento com colegas e professores, envolver-se nas atividades propostas pela escola, demonstrar interesse em continuar estudando o idioma após o retorno da Alemanha e ter um bom desempenho nas demais áreas do conhecimento foram os aspectos observados.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai