Alunos fazem bolo típico de Festas Juninas
- Categoria: Educação Básica
- Data: 30/06/2017 00:00
Ivoti – A partir da proposta de lanche coletivo na festividade junina das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a turma do 3º Ano B, do professor Rogert Bauermann, teve a ideia de aproveitar a oportunidade para fazer receitas de bolos para compartilhar com os demais alunos na festa, dia 29 de junho.
Assim, na tarde do dia 28 a turma se dirigiu à sala do herbário onde executaram quatro receitas de bolos selecionadas pelo professor Rogert. Em uma delas utilizando fubá como um dos ingredientes, foi feito a ligação com as festas de São João. Outras duas buscaram ser relacionadas com as festividades de São Pedro, as festas juninas do sul do país: ‘cuca rápida’ e ‘bolo cremoso de mandioca’. A quarta receita foi trazida por um dos alunos da turma.
A turma se dividiu em 4 grupos, e cada grupo recebeu a tarefa de separar os ingredientes nas suas respectivas quantidades e executar a receita, seguindo o modo de preparo. Depois de todos os ingredientes misturados, foi a vez de untar a forma e espalhar as misturas. Depois desses passos realizados, foram até a cozinha da escola, onde o bolo foi assado pelas cozinheiras, deixando-os prontos para serem cortados e divididos com os alunos das outras turmas.
A empolgação e vontade de experimentar os bolos era muito grande e, após fazer alguns cálculos e registros destes em sala de aula, decidiu-se em quantos pedaços precisaria ser cortado cada bolo, prevendo pelo menos um pedaço para cada aluno.
Depois disso, e dos bolos cortados, chegou a horão tão esperada: compartilhar e experimentar cada bolo. “Foi perceptível que todos ficaram deliciosos, mas foi o ‘Bolo cremoso de mandioca’ que fez mais sucesso. Isto se mostrou como um fato interessante, uma vez que no momento de escutar os nomes das receitas e de visualizar os ingredientes, esta foi a receita em que as os alunos reagiram com bastante estranhamento”, explicou o professor, que aproveitou a oportunidade para, junto com os alunos pensar sobre este fato, percebendo que o importante foi experimentar e descobrir os sabores que a união de certos ingredientes possibilita.
Ainda, ao final deste processo, foi a vez de lembrar de agradecer. Assim, a turma separou alguns pedaços de cada bolo e os levou às cozinheiras, procurando se mostrar gratos pelo auxílio que deram no empréstimo de utensílios de cozinha e na tarefa de assar os bolos.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai