Alunos do Turno Integral concluem projeto “Tudo bem ser diferente”
- Categoria: Educação Básica
- Data: 06/06/2022 10:00
Ivoti - Durante alguns meses os alunos do fundamental, do 1° ao 5° ano, que participam do Turno Integral, realizaram o projeto “Tudo bem ser diferente”. Momentos de interação entre colegas e compartilhamento de vivências fizeram parte do projeto.
“O objetivo do trabalho foi fazer com que eles pudessem se identificar como sujeitos singulares e sociais, analisando as diferenças e semelhanças que permeiam a realidade em que estão inseridos. Com as atividades foi possível desenvolver a oralidade e a capacidade de socialização, além do estímulo à criatividade que foi proporcionado por meio de propostas artísticas”, destacaram as professoras da turma Morgana Feilstrecker e Carine Kollett.
Em uma das atividades, com o objetivo de conhecer um pouco sobre a estrutura familiar de cada aluno, eles construíram uma casa com palitos de picolé. Em seguida, as crianças representaram no papel todos os integrantes da família, incluindo animais de estimação. O objetivo da atividade foi analisar a participação de cada um nos grupos de convívio, além de compreender a existência de diferentes agrupamentos sociais que se constituem em lugares e tempos distintos e que possuem regras e formas de organização próprias.
O projeto encerrou em um piquenique coletivo com lanche trazido pelas crianças junto com seu brinquedo preferido. “A socialização ocorreu em dois momentos distintos. Inicialmente fizemos a refeição, e, em seguida, uma roda de brincadeiras com os brinquedos escolhidos por cada um, estimulando a interação social de forma respeitosa e amigável”, afirmou Morgana.