Acadêmicos de Geografia realizam passeio para Cambará do Sul
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 16/11/2017 00:00
Ivoti – Os futuros professores de Geografia do Instituto Ivoti que estão cursando a disciplina de Biogeografia com o professor Thiago Safadi realizaram uma visita técnica aos cânions Fortaleza e Itaimbezinho, no município de Cambará do Sul. A atividade foi realizada nos dias 28 e 29 de outubro.
A região concentra o maior sistema de cânions da América Latina e as ações de observação possibilitaram aos alunos a vivência quanto as diferentes relações biogeoquímicas que contribuíram para a formação daquela paisagem, permitindo a cada um adquirir informações e habilidades necessárias de sua prática docente. O ensino baseado na relação entre a teoria e a prática acumulado pela atividade de campo, teve o objetivo de contribuir com o conhecimento metodológico de cada um dos seus participantes, oferecendo longe da sala de aula uma experiência única sobre algo que não está pronto e não é possível ensinar, apenas vivenciar.
A atividade se tornou, portanto, uma experiência única na observação de uma paisagem que vêm se transformando ao longo de milhões de anos, contribuindo para a formação social e profissional de cada um dos envolvidos.
Segundo o professor Thiago, a relação entre a prática de ensino em Geografia e as atividades de campo são significativas nos cursos de licenciatura e bacharelado, pois, oferecem ao futuro profissional a oportunidade de vivências contextualizadas, comprometidas com sua transformação pessoal e social. As atividades de campo devem ser consideradas como a instrumentalização fundamental no processo de formação do professor e bacharelado em Geografia, sendo, um segmento importante na relação entre teoria e prática, possibilitando o exercício da construção do conhecimento de forma individual e coletiva.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai