Acadêmico se destaca com Trabalho de Conclusão sobre a Revolução Haitiana
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 23/07/2020 00:00
Ivoti - Onze formandos do Ensino Superior do Instituto Ivoti apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no primeiro semestre de 2020. Os acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia, Língua Portuguesa e História apresentaram em bancas online no dia 20 de junho (confira a notícia aqui) e alguns desses trabalhos receberam destaque.
Nas próximas semanas vamos destacar alguns desses trabalhos e hoje começamos com o TCC do Davidson Santos de Melo que escolheu como tema A Revolução Haitiana, "o não acontecimento": As repercussões do medo em Cuba e no Brasil. Ele foi orientado pelo Prof. Me. Caio Fernando Flores Coelho.
Por que escolheu esse assunto para desenvolver como trabalho de conclusão?
Davidson: O silenciamento historiográfico referente a temas relacionados a escravidão negra sempre me incomodou. O Haiti, apesar de ter sido o primeiro país americano independente oriundo de uma revolução de escravizados no mundo, o primeiro país americano a abolir a escravidão e o segundo a proclamar sua independência nas Américas, sua revolução teve pouco destaque, inclusive de grandes historiadores como Eric Hobsbawn. Também o fato de eu ter participado de duas missões de paz naquele país caribenho, organizadas pelas Nações Unidas, despertou ainda mais o meu interesse pelo assunto. Optei então por pesquisar a influência dessa revolução em Cuba e no Brasil durante o século em que ocorreu o evento.
Como foi essa tua participação nas missões de paz?
Davidson: Sou sargento do Exército. Fui para o Haiti compondo a Minustah (Missão das nações unidas no Haiti) em 2011 e 2015. Para cada missão foi um período 6 meses no Haiti.
Qual foi a principal conclusão a que chegou após o término da tua pesquisa?
Como a pesquisa foi bibliográfica conclui que o desinteresse de registrar a Revolução Haitiana em um viés positivo (antiescravista por exemplo) não ocorreu de forma desinteressada. O "medo negro" foi a temática escolhida pela maioria dos autores que trabalham com o tema. Grupos dominantes da época tinham interesse nesse silenciamento, apesar disso membros do clero, jornalistas e anônimos percebiam a Revolução Haitiana como algo positivo.
Qual recado gostaria de deixar para os formandos de 2020/2 sobre a elaboração do TCC?
Davidson: Primeiramente busque um tema o qual se identifique (que goste). Elaborem um cronograma e seja fiel ao seu planejamento. Dessa forma conseguirá concluir seu TCC sem desespero.